Lideranças locais estreitam parcerias com Consulado da Polônia

03 de julho de 2014

Representantes da Prefeitura e da Fundação Cultural visitam Consulado em Curitiba e retornam otimistas quanto a novos projetos culturais e educacionais ligados à Polônia

DSCN1095

Foto: Divulgação

Um grupo de autoridades municipais ligadas à área da cultura marcou presença, no dia 25 de junho, no Consulado Geral da Polônia em Curitiba, a convite do cônsul Marek Makowski. O encontro estreitou os laços entre o município e o Consulado, e reiterou pretensões de parcerias até em nível internacional, que vêm para beneficiar a cultura são-mateuense.

Participaram do encontro o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, o presidente da Fundação Cultural, José Carlos Janowski, o presidente do Grupo Folclórico Polonês Karolinka, Irio Janoski, a secretária de Educação e Cultura, Dinéa Distéfano Wiltenburg, e o presidente do Conselho de Turismo (Contursan) e conselheiro da Fundação Cultural, Crisanto Cavalcante.

A visita, para o grupo, foi bastante cordial, com recepção festiva, principalmente por marcar a primeira ocasião em que o prefeito municipal visita o Consulado, presença fundamental para que sejam reiterados convênios e selados novos projetos internacionais com a cidade polonesa de Cracóvia. De acordo com José Carlos Janowski, entre as novas e promissoras parcerias está o ensino do idioma polonês aos jovens são-mateuenses, com a possibilidade de intercâmbios culturais. “Tratamos de assuntos diversos e retornamos bastante otimistas, favorecidos com a presteza e vontade do Consulado em colaborar por São Mateus do Sul, elevando sua presença na área cultural, e também gerando mais interesse de todas as partes na área educacional das futuras gerações”, conta.

O grupo presenteou o Consulado com publicações e materiais audiovisuais de São Mateus do Sul, e o cônsul, por sua vez, retribuiu presenteando os visitantes com broches do principal símbolo da Polônia, a águia branca.

Comentários