Leitura na Praça atrai grande público em atividades literárias

25 de março de 2016

Iniciativa voluntária do grupo Amantes da Leitura proporcionou uma tarde de valorização da literatura e estímulo à leitura

 

872leitura-4Fotos: jornal ACONTECEU

 

No último domingo (20), destacaram-se na praça do Chimarródromo muito mais do que rodas de chimarrão. O espaço recebeu uma verdadeira invasão literária que atraiu grande público, de crianças a adultos, todos expressando o mesmo encanto proporcionado pela literatura. Foi o Leitura na Praça, evento promovido por voluntários para incentivar o hábito da leitura.

Iniciativa do grupo Amantes da Leitura, o evento reuniu mais de 20 voluntários em atividades como contação de histórias, venda e exposição de livros, pintura facial, apresentação de dança e encontro com escritores da região. Ainda proporcionou uma expressiva arrecadação de livros, que serão destinados a escolas do município.

Conforme a organização, a intenção foi conscientizar as famílias sobre o propósito da leitura e despertar, principalmente nas crianças, o interesse pelos livros. “Esperamos, aos poucos, colaborar por propagar esse hábito saudável”, comenta a voluntária Silvana Bernardi. Obviamente, somente a realização de um evento cultural independente da proporção que tomou já despertou as atenções na comunidade são-mateuense.

Para o voluntário Lucas Faria, integrante do grupo Vida, que participou da equipe de contação de histórias, a iniciativa despertou o interesse tanto de crianças como de adultos. “Sempre que contamos histórias podemos perceber as crianças contemplando as imagens que mostramos no livro, atentas às histórias. Não por acaso, o espaço estava cheio, e não somente de crianças, mas também de adultos. Percebíamos que estavam concentradíssimos em nós. Chegamos ao final cansados, mas felizes com a atenção de todos”.

A opinião do público, em geral, não foi diferente. Prestigiando com a família, o administrador e escritor Gerson Cesar Souza se disse surpreso com a variedade de atividades e também com o envolvimento dos presentes. “Achei a ideia fantástica e a execução da ideia melhor ainda. Incrível como, num pequeno espaço, a organização do evento conseguiu concentrar tantas atividades. Crianças lendo e pintando em um local, adultos se tornando crianças ao escutar a contação de histórias, o contato com os autores e, o principal, o livro sendo o grande centro das atenções”, opina. “Os Amantes da Leitura fizeram a mágica de transformar o Chimarródromo num palácio, no qual o livro reinou soberano, e nós, súditos deste rei, ficamos deslumbrados, esperando que a mágica volte a acontecer o mais breve possível! Parabéns a todos que organizaram, apoiaram e participaram.”

Foram parceiros do evento a Livraria Toca do Coelho, Rotary Club Xisto do Iguaçu, Estúdio Dance A2 e Grupo Vida. A iniciativa também contou com o apoio de Lady Mary Biscaia e Cida Muller Wodiani; Luiz Cesar Pabis, Marcelo Toporowicz e Fernando Roiko, com doações para o evento; Lanchonete do Gaúcho, rádios e jornais pela divulgação e espaço para coleta de livros; e Lanchonete do Jaime pelo empréstimo das mesas e cadeiras. Participaram do evento os escritores Matheus Lara (autor de Má Conduta), Thaís Crovador (autora de ATFA e os elementos), Oberlan Rossetim (autor de Cócegas na coceira) e Thaís Guimarães de Lima (autora de Palmas pra mim).

 

Comentários