Karolinka promove oficina de Pisanki no mês de março

19 de fevereiro de 2016

Artesanato tradicional consiste na pintura de ovos, que, por meio de suas cores e desenhos, simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe

 

easter_eggs1_2_279

 

Divulgação/Karolinka

O Grupo Folclórico Polonês Karolinka inicia o ano de 2016 com mais novidades para a comunidade de São Mateus do Sul. Nos dias 5 e 6 de março, será realizada a oficina de Pisanki, tradicional artesanato polonês que consiste na pintura de ovos. A oficina é aberta à comunidade, porém, com vagas limitadas.

As inscrições poderão ser feitas entre 22 a 29 de fevereiro, pelo telefone 3532 3024 ou pela fanpage facebook.com/grupokarolinka. A oficina ocorre por meio do projeto “Tradição em movimento”, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal.

 

Tradição

O ovo, há milhares de anos, é considerado um ornamento decorativo e religioso, e cercado por crenças e lendas. Na Polônia, tradicionalmente os ovos são elaborados durante a última semana da quaresma, na semana da Páscoa, para serem abençoados no Sábado de Aleluia, ocasião em que ocorre a Benção dos Alimentos, “Święcónka”.

Os ovos ornamentados são conhecidos sob um termo geral “pisanki”, palavra derivada do verbo “pisać”, que significa “escrever”. Considerados místicos, com poderes de cura, prosperidade e saúde, os ovos, por meio de suas cores e desenhos, simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe, como felicidade, amor e paz.

Comentários