Karolinka oferece curso de artesanato tradicional polonês

22 de maio de 2015

Aulas de Wycinanki acontecerão nos dias 30 e 31 de maio; inscrições são limitadas

 Untitled-1Arte trabalha corte, perfuração e escultura em papel (imagem: divulgação)

 

Divulgação/Karolinka

O Grupo Folclórico Polonês Karolinka, por meio do projeto Tradição em Movimento, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal, oferece o curso de Wycinanki, tradicional artesanato polonês.

O Wycinanki consiste na técnica de corte, recorte, perfuração e escultura de papel, e originou-se com os pastores fazendo corte de casca de árvore e couro, tornando-se arte popular em meados de 1800. O Wycinanki era colado em móveis ou vigas do telhado como a decoração, penduradas em janelas e dadas como presentes. Seus desenhos, formas e cores variam conforme a região da Polônia. “O objetivo do Grupo Karolinka é manter as tradições polonesas em São Mateus do Sul e ampliar suas atividades. Com o projeto Tradição em Movimento, podemos ir além das aulas de dança. E vimos a necessidade de resgatar mais essa tradição polonesa, que é o artesanato” comenta Iris Janoski, coordenadora do projeto.

O curso terá duração de oito horas, a ser realizado nos dias 30 e 31 de maio. As vagas são limitadas e devem ser requisitadas até o dia 28 de maio, pelo telefone 3532 3024.

Comentários