Intercâmbio para a Polônia e novos cursos para a Uniuv de São Mateus do Sul são temas de reunião

19 de agosto de 2016

Encontro entre o Centro Universitário, a Prefeitura e a Braspol deu abertura para quem se interessar em estudar na universidade polonesa

 

d35d557a-bbd7-4d35-a7cf-b1abb816c07a

 

Com foto e informações Assessoria PMSMS

Na terça-feira (9), o reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Alysson Frantz, e o vice-reitor, Lucio Kurten dos Passos, participaram de uma reunião com o prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, com a secretária municipal de Educação e Cultura, Dinéa Distéfano Wiltenburg, com o diretor de Cultura, Helinton Lugarini, e com representantes da Braspol para discutir o convênio que a Uniuv possui com a Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, e com a qual, inclusive, o município possui acordo de cooperação.

A ideia inicial da Uniuv é promover um intercâmbio em que professores da Universidade de Kielce venham para a Uniuv e que professores da Uniuv vão até a universidade polonesa. Nas próximas semanas, o reitor e o vice-reitor do Centro Universitário devem estar em São Mateus do Sul para fazer uma apresentação sobre Universidade de Kielce para quem tiver interesse de estudar lá. Ambos já destacaram a boa estrutura da universidade e o baixo custo.

Quem tiver interesse em fazer intercâmbio deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (3912 7050), ou com o presidente da Braspol, Sandro Zimny Vitonski, (8821-9971), para participar da reunião, na qual será abordada a experiência vivida por Frantz e Passos em Kielce e na Silésia, onde também firmaram acordo.

 

Mais cursos na Uniuv

O segundo assunto discutido na reunião foi o núcleo que a Uniuv possui em São Mateus do Sul. Conforme o contrato assinado pela instituição, a Uniuv tem até 2018 para implantar mais dois cursos na cidade.

A Uniuv mostrou interesse em se manter no município, mas vai estudar a demanda de qual curso tem sido mais procurado. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura deve fazer um levantamento com os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio para saber qual curso eles têm interesse. Este relatório será apresentado à instituição para que seja decidido qual curso tem maior procura, bem como a viabilidade de sua implantação no município.

Atualmente, a instituição possui apenas um curso em São Mateus do Sul — Administração.

Comentários