Instituto Histórico e Geográfico firma parceria com Núcleo Regional de Educação

19 de agosto de 2016

Projeto prevê capacitação de professores e funcionários e desenvolvimento de atividades pedagógicas

 

14012838_1056999264381011_820872157_o

 

Com foto e informações IHG/SMS

O chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professor Ricardo José Brugnago, recebeu em audiência, no dia 15 de agosto, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG/SMS), professor Mário Deina, e a secretária de pesquisa da instituição, professora Alcimara Aparecida Foetsch. Na ocasião, eles apresentaram o projeto elaborado pelo IHG para capacitação em História e Geografia de São Mateus do Sul voltado a professores e funcionários da rede estadual e privada de ensino, além do desenvolvimento de atividades pedagógicas junto aos alunos do ensino fundamental, médio e superior.

Denominado “São Mateus do Sul: Espaço e Tempo”, o projeto consistirá em um treinamento composto de diversas atividades, como aulas expositivas, palestras, aulas de campo, seminários e workshop, sendo que o produto final será a elaboração de trabalhos, como desenhos, cartazes e pesquisas abordando a história e geografia locais, sob orientação dos professores de História e Geografia. Após seleção, os materiais produzidos serão expostos e apresentados no evento de segundo aniversário do Instituto, em dezembro.

Conforme o IHG, os profissionais da rede estadual que participarão da capacitação receberão certificação do Instituto, com carga horária a ser averbada em suas fichas funcionais junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed) para fins de cumprimento de capacitação, exigida de todos os profissionais da educação para progressão em suas carreiras.

Brugnago demonstrou grande interesse pela proposta do Instituto e disse que o Núcleo tem interesse em apoiar e participar do projeto, aceitando desse modo a parceria com a Instituição. Participou ainda da reunião a coordenadora de História do NRE, professora Ana Lúcia Novinski Pires.

Além de manifestar a satisfação do Instituto com a parceria firmada com o Estado por meio do NRE, a secretária de Pesquisa Alcimara informou que o corpo técnico do IHG/SMS já está trabalhando na formatação final do treinamento e que em breve o Instituto disponibilizará as inscrições para todos os professores e funcionários da rede pública e particular, que poderão participar gratuitamente.

Deina disse que o projeto foi idealizado pensando nos professores de História e Geografia, que a partir da capacitação poderão expandir seus conhecimentos e levar para a sala de aula um pouco dos aspectos mais importantes da história e geografia locais. Entretanto, destacou o presidente, poderão participar da capacitação também professores de outras áreas que tenham interesse eventual pelo tema, bem como qualquer pessoa, independentemente de sua profissão ou ocupação.

Mais informações a respeito podem ser obtidas pelo e-mail ihgsms@gmail.com ou ainda pelos telefones 8863 7343 ou 9917 6937.

Comentários