Inaugurado centro de educação profissional do Senai em São Mateus

29 de maio de 2015

Espaço promete grande desenvolvimento no ensino profissionalizante da cidade, voltado para a área industrial com cursos de qualificação, aprendizagem, habilitação técnica e aperfeiçoamento

DSC_0933Espaço com salas de aula, biblioteca e laboratórios já está equipado para iniciar atividades já no segundo semestre (fotos: jornal ACONTECEU)

 

Na propícia data em que se comemora o Dia da Indústria — 25 de maio — o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou seu novo centro de educação profissional em São Mateus do Sul. O espaço era aguardado com grande expectativa pela população local desde o anúncio do projeto, em 2012, representando o esperado atendimento à grande demanda de pessoas em busca de capacitação profissional na área industrial.

Para a solenidade de inauguração, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) foi representada em peso pelas suas lideranças. Marcaram presença o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o diretor da Fiep e coordenador regional em Irati, Estanislau Fillus, o diretor do Senai no Paraná, Marco Antonio Areias Secco, o secretário Gestor da Coordenadoria Regional da Fiep em Irati, Enezito Ruppel, e o gerente da unidade do sistema Fiep em São Mateus do Sul, Fábio Fernandes. Entre as autoridades locais nomeadas, estiveram o prefeito Clóvis Ledur,o presidente da Câmara de Vereadores, Enéas Melnisk, e o ex-prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira, em exercício na época em que o terreno de 10 mil m² do município foi doado para sediar a estrutura, além de lideranças políticas, sindicais e representantes da indústria.

Na ocasião, o presidente da Fiep destacou a contribuição das indústrias no chamado Sistema S, que compõe os serviços Senai, Senac, Sesc, Senar e Sesi, entre outros, cujos recursos são revertidos novamente para o desenvolvimento regional. “Quando se tem a expectativa de grandes investimentos, tem-se a certeza de que a indústria, gerando riquezas, vai reinvestir no próprio sistema, e com isso temos oportunidades como essa, de inaugurar este espaço”, declarou. Campagnolo também manifestou expectativa positiva quanto ao crescimento da industrialização na região. “Em São Mateus do Sul a indústria vai florescer com muito mais intensidade, porque nesses ambientes geramos conhecimento, conteúdo de muita riqueza. Então este é um dia especial para comemorarmos juntos. O Dia da Indústria no Brasil, no Paraná, e neste momento na capital da indústria do Paraná, São Mateus do Sul”.

O prefeito de São Mateus do Sul também destacou a industrialização, defendendo o trabalho que vem sendo realizado para atrair as indústrias que o município tanto precisa, e disse que o momento é favorável. “Já trabalhamos junto à Compagas para trazer energia, que vai atrair mais indústrias, e com energia e com a mão-de-obra qualificada que teremos a partir desta instituição, tenho certeza que São Mateus viverá novos tempos de industrialização”.

O espaço

Localizado na Vila Prohmann, próximo à creche Tia Dirce, o centro conta com uma área de 1,5 mil m² divididos entre seis salas de aulas, biblioteca e seis laboratórios para atender as áreas de eletroeletrônica, metalmecânica, química, segurança do trabalho, construção civil e informática, com capacidade para atender até 900 alunos por dia. Ao todo, foram investidos mais de R$ 4,5 milhões em infraestrutura e equipamentos. A obra faz parte do Programa Senai de Apoio à Competitividade Industrial, criado em 2012 com objetivo de estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país.

Segundo a Fiep, serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento profissional, aprendizagem industrial, qualificação profissional e habilitação técnica, escolhidos após o levantamento da demanda na região, visando essencialmente a promoção do desenvolvimento local.

Conforme o Senai, a expectativa é iniciar as atividades já no segundo semestre deste ano com alguns cursos, intensificando a atuação em 2016.

833senai6 833senai7 DSC_0906 833senai1 833senai3 833senai4 DSC_0890 833senai2

Gerência da SIX não comparece ao evento

Entre as diversas autoridades da região, empresários, sindicalistas e membros da sociedade que marcaram presença na inauguração do Senai, notou-se a ausência da gerência da Petrobras/SIX, uma das empresas a serem mais beneficiadas pela formação de profissionais no espaço. Ao ACONTECEU, a Petrobras informou que foi representada pelo coordenador de Meio Ambiente, Afonso Felchack.

Comentários