Grupo Resgate Gaúcho forma a 1ª turma

30 de setembro de 2016

Formatura emocionou pais, professores e os 19 alunos que se aproximaram da cultura gaúcha por meio da dança

 

14429121_692802120884179_1982755336_nFotos: Divulgação do grupo

 

No mês dedicado à cultura gaúcha, o grupo de dança Resgate Gaúcho promoveu a formatura de sua primeira turma, composta por 19 alunos. A solenidade aconteceu no dia 17 de setembro, no Clube Unbenau, com apresentações, premiações e homenagens.

O Resgate Gaúcho iniciou suas atividades em agosto de 2015, levando aos alunos ritmos da cultura gaúcha, como vaneira, xote, bugio, valsa, milonga, rancheira, chamamé, xote carreirinho, rancheira de carreirinha, sarrabalho, roseira, chimarrita, caranguejo, xote quatro passi, xote afigurado, maçanico e pezinho, sob orientação dos professores Diego Vaz Popoaski e Ingrid Wilke Ramos. Com o passar do tempo, os pais e a comunidade em geral passaram a contribuir com o grupo, com ações que permitiram adquirir os trajes para as futuras apresentações.

Na formatura, novamente o apoio da comunidade foi importante, com a ajuda dos pais, colaboradores e alguns empresários, que colaboraram de uma forma ou de outra, como empréstimos ou com doações para adquirir lembrancinhas, impressões de convites ou certificados, e até mesmo para pagar o aluguel do local.

Além da participação dos pais e convidados dos alunos, o evento contou com a presença da coordenadora do Centro da Juventude, Rozeli Oleiniki, da professora Vilma Krucheuski, representando a Secretaria Municipal de Educação, e do presidente da Braspol de São Mateus do Sul, Sandro Zimny Vitonski, além das pessoas que colaboraram com suas doações. Na ocasião, houve a entrega de certificados, a condecoração dos alunos com a presença de seus padrinhos, além de muitas homenagens aos pais e até uma surpresa aos professores. Além da entrega de presentes, uma aluna encantou a todos tocando sanfona. Os presentes ainda assistiram a um vídeo de artistas da cultura gaúcha parabenizando as crianças — Grupo Bailanta, Zé Moraes e Os Serranos. Por fim, houve apresentações das crianças, a apresentação da bandeira do grupo e um pequeno baile em família, mostrando o resultado de um ano de trabalho.

Como uma das formas de incentivo às crianças, os professores ainda criaram a premiação de prenda, peão e casal destaque, que rendeu aos vencedores faixa, medalhas e prêmios doados pelo comércio da cidade. A prenda destaque foi Isabella Iaschaki Gugelmin; o peão destaque foi Gabriel Mayer Karolkiewicz; e casal destaque foi Emily Vitória Ribas Vieira e Kaike Necke Mayewski.

O professor Diego resume o evento como um momento único na vida dos alunos. “Além dos pais, e também nós, professores, nos emocionarmos, as crianças mostraram o carinho que sentem por nós e pela linda cultura gaúcha. Pudemos ver o brilho no olhar dos pequenos gigantes talentos, com cada homenagem e com cada ritmo”, comenta.

O grupo Resgate Gaúcho agradece os colaboradores — Panificadora e Confeitaria Thalia, Panificadora Bueno, professora Cássia Silva, professora Vilma Kruchelski, Sorveteria Mega Mix, Lojas Trevo, Loja Selfie, New Color Digital, Casas de Chocolates Finos e Presentes, professora Kamila Noernberg, professora Simone Siqueira Gomes, Floricultura Tenda das Flores, Clube Unbenau, Daiane Metka Ribeiro e Bild Art — e também a todos os pais que ajudaram. A coordenação parabeniza os artistas que agora formam o grupo Resgate Gaúcho: “Nossos anjos azuis, que por onde passam deixam a sua eterna marca de encantamento no compasso e no ritmo gaúcho”.

 

Nova turma recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a segunda turma de dança Resgate Gaúcho. O curso é voltado para crianças e adolescentes de 7 a 13 anos de idade. Os interessados podem entrar em contato com o professor Diego no telefone (42) 8809 4718, ou pelo Facebook (Diego José Vaz Popoaski), ou ainda pela página do grupo no Facebook: Resgate Gaúcho.

 

Comentários