Gerson Souza lança “O Imortal Coronel Bodziak”

06 de maio de 2016

Evento em Curitiba lotou espaço na segunda (2); em São Mateus do Sul, lançamento será em evento pelo Dia Municipal da Imigração Polonesa

 

13086989_604401589726878_7804203652743080704_oFotos: Larissa Drabeski/Levante

 

As muitas facetas de Antônio Bodziak, líder do famoso batalhão polaco que combateu na Revolução Federalista, foram imortalizadas em livro, lançado esta semana em Curitiba. Autor de “A Estrela de Jacó”, o escritor Gerson Cesar Souza fez uma nova incursão na história de São Mateus do Sul para compor “O Imortal Coronel Bodziak”.

O primeiro evento de lançamento foi realizado na segunda-feira (2) na Casa da Cultura Polônia Brasil, na capital paranaense, e foi prestigiado por mais de 200 pessoas. Entre os presentes, o cônsul geral da República da Polônia, Marek Makowski, o presidente da Braspol, Rízio Wachowicz, e representantes do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores de Curitiba. Também compareceram descendentes do coronel Bodziak, que hoje vivem em Curitiba.

O Coral do Karolinka participou cantando o Hino Brasileiro e o da Polônia. Depois, ainda apresentou o Marsz Strzelców, música que era cantada pelos poloneses de São Mateus quando iam para a guerra durante a Revolução Federalista.

Gerson afirma que já recebeu muitos comentários positivos. “Pessoas que estão lendo e mandam mensagens comentando os pontos pitorescos da história. Também muitas pessoas que leram ‘A Estrela de Jacó’ compareceram ao lançamento dizendo que haviam gostado do livro anterior e queriam conhecer o novo livro. Me senti um ‘autor de verdade’”, revela aos risos o escritor.

 

Lançamento em São Mateus do Sul

O próximo evento de lançamento de “O Imortal Coronel Bodziak” acontece em São Mateus do Sul, na próxima terça-feira (10), às 19h, na Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski (Cepom). O lançamento integra o evento de comemoração pelo Dia Municipal da Imigração Polonesa e pelos 25 anos da Braspol.

 

Comentários