Fundação Cultural de São Mateus marca presença em encontro com universidades polonesas

27 de março de 2015

Intercâmbio cultural foi tratado durante reunião em Curitiba

Foto: Paulo Kothanny

DSCN2045

Representantes de diversas universidades polonesas se reuniram em Curitiba, no último final de semana, para participar do Salão do Estudante. A passagem pela capital paranaense, no entanto, também serviu como oportunidade para ampliar a discussão sobre intercâmbio cultural com o Consulado Geral da Polônia em Curitiba e com entidades do Estado também interessadas, como é o caso da Fundação Cultural de São Mateus do Sul.

A reunião aconteceu no dia 20 de março na Casa de Cultura Polônia-Brasil e Sociedade Tadeusz Kosciuszko, liderada pelo cônsul-geral da Polônia no Brasil, Marek Makowski, e pelo representante do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Ensino Superior da Polônia, Tomasz Kollat. Participaram integrantes da Universidade de Varsóvia, Universidade da Silésia, Universidade de Economia Poznan, Universidade Agrícola Hugo Kottataj (da Cracóvia), Universidade Politécnica de Poznan, Universidade de Medicina de Gdansk, Academia de Finanças e Negócios Vistula (também de Cracóvia), Conferência de Reitores Acadêmicos Krasp, Fundação de Desenvolvimento do Sistema de Educação e Agência Nacional Programa Erasmus. Ainda participaram representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Missão Católica do Brasil, Braspol Nacional e Câmara de Curitiba.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de São Mateus do Sul, José Carlos Janowski, e encontro visou estreitar cada vez mais as relações com as entidades das mais diversas áreas com atuação na Polônia, que se mostram dispostas em investir no intercâmbio cultural com o Brasil. “Essas universidades são bastante abertas ao diálogo e às nossas propostas. Estamos confiantes de poder gerar esse intercâmbio, visando o futuro dos jovens são-mateuenses”, relata.

Comentários