Fundação Cultural de São Mateus do Sul é representada na “Swieconka”, em Curitiba

01 de abril de 2016

Tradicional festividade polonesa de Páscoa é realizada anualmente no Bosque do Papa

 

DSCN2829Fotos: Divulgação

 

Ainda como parte das festividades de Páscoa, grande público se reuniu no Memorial da Imigração Polonesa em Curitiba, localizado no Bosque do Papa, para a tradicional “Swieconka” (benção dos alimentos). Representando a Fundação Cultural e a Braspol Núcleo de São Mateus do Sul, José Carlos Janoski esteve presente, em uma série de atividades de valorização da cultura polonesa.

As festividades tiveram início com almoço típico, seguido de apresentação da Banda Lyra e diversos grupos folclóricos, finalizando com a paraliturgia e benção dos alimentos, acompanhada de apresentação do Coral João Paulo II e oficializada pelo provincial da Sociedade de Cristo, padre Kazimierz Dlugosz.

O evento contou também com a exposição Arte em Ovos, do acervo particular de pisanki de Danuta Lisicki de Abreu. A grande presença de público permitiu a benção de mais de 500 cestas de Páscoa decoradas à maneira de cada família, com pisanki, carneiros de manteigas, bolos especiais, bolachas artesanais, tudo lembrando a celebração da Páscoa.

O evento contou também com a participação da vice-presidente da Braspol Nacional, Lourdes Kochany, e, a representando o Consulado Geral da Polônia da região Sul do Brasil, Dorota Ortynska.

 

Comentários