Filme sobre benzedeiras é lançado em São João do Triunfo

13 de novembro de 2015

Lançamento contou com a presença de benzedeiras e benzedores do município, que desde 2011 possui uma lei para reconhecer ofícios tradicionais

 

Sem Título-3Imagem: Reprodução/cena do filme 

 

Com informações Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Ocorreu no último sábado (7), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Triunfo, o lançamento do documentário Benzedeiras – ofício tradicional, um filme de Lia Marchi focado na cultura popular, que retrata a vida de mulheres que exercem essa prática de conhecimentos tradicionais, uso de plantas medicinais e crenças para cuidar do próximo.

A produção encontrou justamente na região, nas cidades de São João do Triunfo e Rebouças, um grupo que se reuniu para compartilhar seus conhecimentos e tradições. O lançamento contou com a presença de benzedeiras e benzedores do município e região.

São João do Triunfo possui, desde 2011, uma lei municipal que trata do processo de reconhecimento do trabalho dos detentores de ofícios tradicionais, no uso destes saberes e conhecimentos tradicionais, associados às ervas e plantas medicinais, para as comunidades onde vivem. “Este trabalho tem o apoio do Sindicato, por se tratar de uma importante ação para essas pessoas, que atuam nas suas comunidades”, comenta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Nelson Dias da Silva, que recepcionou os participantes na ocasião do lançamento do filme.

O trabalho conta também com o apoio também da Rede Puxirão e do movimento Aprendizes da Sabedoria, que tem como um dos coordenadores o professor Michel Kuller. O documentário Benzedeiras – ofício tradicional está disponível na íntegra no YouTube.

 

Comentários