Feira reúne pequenos empreendedores

06 de novembro de 2015

Programação tem como fim mostrar à comunidade o resultado da inclusão de assuntos relacionados ao empreendedorismo nas salas de aula

 

DSC_0135Foto: jornal ACONTECEU

 

O empreendedorismo vem sendo destaque nas escolas municipais de São Mateus do Sul desde a última terça-feira (3), quando teve início a 1ª Feira de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Todas as 24 escolas municipais participam da programação, com o intuito de mostrar à comunidade o resultado da inclusão de assuntos relacionados ao empreendedorismo nas salas de aula.

O cronograma inclui mostras pela manhã e à tarde, com um período dedicado a cada escola urbana e do campo, até o dia 13 de novembro. A Escola Municipal do Campo Sérgio Graciano Meira, do Lajeadinho, abriu a programação nas suas dependências, mostrando o que os alunos estão estudando e como estão ampliando suas habilidades empreendedoras. Os produtos/negócios foram desenvolvidos com material reciclado, doação dos pais ou recursos das escolas. Após as vendas, a verba arrecadada foi revertida para o pagamento das despesas e o lucro dividido entre os alunos de cada projeto. Para a professora Fernanda Pinheiro e a diretora Silviane Polak Ramos, o resultado foi muito proveitoso, devido ao interesse dos alunos. “Na prática, pudemos vê-los comercializando, fazendo propaganda e divulgando as vantagens e necessidades que seus produtos possuem”.

Os conteúdos relacionados ao empreendedorismo passaram a ser trabalhados com mais afinco este ano, a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sebrae, que forneceu material didático com metodologia dinâmica e linguagem adequada para as crianças, estimulando o interesse dos pequenos na cultura empreendedora, aplicada à sua realidade, desenvolvendo ainda preceitos de responsabilidade, sustentabilidade e parceria.

A iniciativa vem dando certo, e a ideia da Feira é fazer com que os alunos se sintam reconhecidos pelo que estão produzindo. “É muito importante que a população participe dessas feiras para valorizar o trabalho dos alunos, dando crédito e demonstrando confiança no trabalho que eles realizaram”, comenta a assessora pedagógica Maria Sirlei Pereira.

O cronograma das feiras pode ser conferido aqui: cronograma-para-feira-do-jepp (1)

Comentários