Estudantes do Ceebja desenvolvem atividades de leitura e escrita a partir de textos jornalísticos

19 de setembro de 2014

Textos próximos de sua realidade incentivaram o letramento e a efetiva prática da leitura

ceebja2

A prática de leitura e escrita, partindo da notícia e da reportagem, é o tema do projeto “Textos jornalísticos: uma proposta de letramento para a educação de jovens e adultos”, desenvolvido com os alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceebja), matriculados na disciplina de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental.

A proposta do projeto, orientado pela professora Elenir Santos e acompanhado pelo diretor do Ceebja, Anderson Rodrigues, e equipe pedagógica, é promover ações para que os alunos sejam encaminhados ao letramento, participando efetivamente do processo da leitura, e a opção de utilizar textos jornalísticos gerou maior interesse na sala de aula. “Por meio deste projeto, os alunos tiveram contato com textos significativos e próximos da sua realidade”, conta Elenir.

Os alunos participaram de diversas atividades dentro da proposta, o que incluiu uma palestra com o diretor do jornal ACONTECEU, Hugo Lopes Junior. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer a rotina e sanar dúvidas sobre a organização do jornal, que foi parceiro do projeto, participando e disponibilizando exemplares para que os alunos tivessem maior contato com o jornal, na íntegra. Além disso, também houve a parte prática. “A produção da reportagem foi também uma atividade bastante produtiva, visto que os alunos fotografaram um ponto da cidade, levantaram informações sobre o local e escreveram o seu texto”, conta a professora.

Fotos: Divulgação

ceebja

Comentários