Escolas do Lajeado e de Fluviópolis dão início a atividades em tempo integral pelo Programa Mais Educação

24 de abril de 2015

Agora são quatro as escolas municipais que participam do programa, ampliando a permanência dos estudantes nas salas de aula

dscn6800Alunos das Escolas Municipais do Campo Professora Apolônia Kasprzak Staniszewski, de Fluviópolis, e Anastácia Kimita de Pauta, do Lajeado, passam a desenvolver atividades no contraturno (fotos: Assessoria PMSMS)

 

Mais duas escolas municipais de São Mateus do Sul aderiram formalmente ao Programa Mais Educação, a partir de aula inaugural com alunos, corpo docente e autoridades municipais. As Escolas Municipais do Campo Professora Apolônia Kasprzak Staniszewski, de Fluviópolis, e Anastácia Kimita de Pauta, do Lajeado, agora passam a desenvolver atividades do contraturno escolar na perspectiva da educação integral.

O Programa Mais Educação é um projeto da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), promovido nas escolas em parceria com as Prefeituras ou Estado, que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da aprendizagem, com o estímulo à ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública.

O programa prevê quase R$28 mil de investimentos do governo federal em cada escola para o desenvolvimento de atividades no contraturno escolar para estudantes do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades nas escolas locais contempladas, estão previstos projetos esportivos, musicais, aulas de informática e atividades de agroecologia, além de acompanhamento pedagógico em matérias como matemática, língua portuguesa e línguas estrangeiras. Todas as atividades serão coordenadas por um professor comunitário, da Secretaria de Educação e Cultura. “O grande objetivo é integrar escola e comunidade”, explica a coordenadora do Mais Educação no município, Vilma Aparecida Macuco Kruchelski. “As atividades desenvolvidas no contraturno pelo programa funcionam no sentido de levar o aluno para além dos muros da escola”.

Atualmente, totaliza quatro o número de escolas municipais participando do Programa. No ano passado, aderiram à iniciativa a Escola Municipal do Campo Santo Antônio, da comunidade do Pontilhão, e a Escola Municipal do Campo Sérgio Graciano Meira, do Lajeadinho.

dsc_0208

 

 

 

 

Comentários