Desafio propõe “caçar” a história de São Mateus pelas ruas da cidade

04 de novembro de 2016

Projeto “10 Passos na História” espalhou códigos pela cidade que, lidos com o celular, levam a uma viagem por personagens e passagens históricas do município

 

sem-titulo-1

 

Um novo projeto está unindo as facilidades e atratividades da tecnologia com o aprendizado da história local. Trata-se do projeto “10 Passos na História”, que propõe “caçar” a história de São Mateus do Sul pelas ruas da cidade, fazendo uso do celular.

Lançado na semana passada, o projeto espalhou QR Codes (códigos que podem ser escaneados pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica) em locais específicos da cidade. Com o aplicativo para leitura do código (como o QR Code Reader, que é gratuito), é possível entender a história daquele local ou daquele vulto que dá nome ao lugar. Cada código remete a uma página e leva ao código seguinte, permitindo percorrer os locais históricos.

O desafio moldado de forma lúdica propicia o aprendizado de maneira leve, dinâmica e atrativa, justamente o objetivo do autor do projeto, o escritor Gerson Cesar Souza. “É uma iniciativa que busca fazer com que os moradores de São Mateus conheçam um pequeno pedaço da bela história desta cidade, destacando figuras que dão nomes às ruas e praças do município. Trata-se de um primeiro teste de algo que pode ser ampliado no futuro”, adianta.

A proposta também estimula que os participantes registrem sua jornada e publiquem as fotos nas redes sociais, para ajudar a compartilhar a ideia.

Para dar início à participação, o projeto indicou a localização do primeiro código: ele está em um poste, na rua Doutor Paulo Fortes, próximo ao hospital. Os Pokémons podem esperar, não é?

Comentários