Cortinas abertas para o cinema regional

26 de junho de 2015

1º Festival de Cinema do Vale do Iguaçu abre inscrições para produções audiovisuais

11044544_1604692429751570_5199407221740412425_n

Filmes selecionados concorrerão em diversas categorias ao troféu O Monge, criação do artista plástico Carlos Kussik, em homenagem aos 100 anos da Guerra do Contestado (Imagem: Divulgação)

 

Os novos talentos do cinema na região terão uma oportunidade para mostrar seu potencial e divulgar seu trabalho. O 1º Festival de Cinema do Vale do Iguaçu abriu inscrições para curtas e longas metragens que serão exibidos nas cidades de Bituruna, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória, Porto União e São Mateus do Sul.

Segundo a organização, o festival tem como objetivo a difusão e premiação da produção audiovisual, possibilitando a troca de experiências entre produtores, distribuidores e exibidores, no intuito de promover a indústria cinematográfica, formar plateia e aproximação dos realizadores com seu público. “A finalidade é que o audiovisual torne-se mais presente nos municípios da região e que também sirva de estímulo para que, em breve, inicie-se um movimento de produção de filmes na região”, revela o ator e diretor teatral Lício Ferreira, idealizador do Festival.

Podem ser inscritos trabalhos finalizados entre 2012 e 2015. Os filmes selecionados serão exibidos no Festival, que ocorre entre os dias 5 e 14 de novembro, e concorrerão em diversas categorias ao troféu O Monge, criação do artista plástico Carlos Kussik, em homenagem aos 100 anos da Guerra do Contestado.

A inscrição das produções é gratuita e vai até 10 de agosto, com ficha e material a serem enviados via Correios à sede do Instituto Memórias do Contestado, que promove o evento em parceria com a Escola de Teatro Lício Ferreira.

A abertura do Festival de Cinema do Vale do Iguaçu ocorrerá em São Mateus do Sul, nos dias 5 e 6 de novembro, em local ainda a confirmar. Mais detalhes e regulamento podem ser conferidos no site oficial do festival: www.festivalcinemavaledoiguaçu.com.

Fomento ao cinema

Recentemente, foi criado nas cidades de União da Vitória e Porto União o Núcleo do Audiovisual das Gêmeas do Iguaçu (Nagi), que reúne um grupo de pessoas, entre atores, produtores de vídeo, jornalistas, professores, advogados e outros, interessadas em produzir cinema. Segundo Lício Ferreira, em breve um curso da área também deve ocorrer na região, reunindo uma equipe de cineastas, roteiristas e realizadores renomados  do cinema paranaense.

 

Comentários