Consulado da Polônia em Curitiba visita São Mateus do Sul

06 de março de 2015

Entidade incentiva crescimento das atividades culturais ligadas à etnia em São Mateus

DSCN1840

Na última semana, o Consulado da Polônia em Curitiba visitou São Mateus do Sul, na presença do cônsul Marek Makowski, para conversa com entidades culturais do município, oportunidade em que ele destacou o potencial da cidade para se desenvolver cultura e turisticamente com base nas raízes polonesas.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito, Clóvis Ledur, e representantes da Fundação Cultural, Braspol, Centro Polônico Marcelo Janowski (Cepom), Grupo Folclórico Polonês Karolinka e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Na ocasião, Makowski destacou que esta foi uma visita de amigos, mas com o propósito de trabalhar para colocar São Mateus do Sul em um patamar cultural de destaque. Ele destacou o bom trabalho de resgate da cultura polonesa realizado pelas entidades na música, dança e programas de rádio, além das futuras aulas de polonês no Ensino Fundamental, como também teatro e artesanato, mas frisou que o município pode se beneficiar a partir da cultura, atraindo turistas para programações de destaque. Por fim, ressaltou a fundamental união das entidades e apoio do poder público para levar as propostas a nível federal.

A estrela de Jacó pode ir mais além

Na ocasião de sua visita a São Mateus do Sul, o cônsul da Polônia em Curitiba, Marek Makowski, comentou sobre uma intenção do governo polonês, por meio do Consulado, de produzir um filme sobre a colonização, incluindo no roteiro a história do padre Jakob Wróbel, contada no livro A estrela de Jacópelo escritor Gerson Cesar Souza. Falou também sobre um livro a ser escrito sobre o líder do Batalhão Polaco, Antônio Bodziak, solicitando ao escritor que realizasse a pesquisa sobre o biografado.

Gerson e também a tradutora Magdalena Tosetto, que escreveu a versão em polonês de A estrela de Jacó, estiveram presentes no encontro, e gostaram da proposta.

Fotos: Divulgação

DSCN1837

Comentários