Concurso gastronômico infantil desperta interesse dos pequenos pela cozinha

11 de novembro de 2016

Mini Chef 70 teve início esta semana em São Mateus do Sul, podendo ser acompanhado diretamente a cada etapa ou pela TV

 

img_4488Fotos: jornal ACONTECEU

 

Crianças de 7 a 12 anos colocaram a mão na massa, no último sábado (5), pela primeira etapa do concurso gastronômico infantil Mini Chef 70, realizado no Supermercado 70 e televisionado pela TV Mill, afiliada da TV Cultura. O evento propõe desmistificar o universo da gastronomia criando afinidade dos pequenos com a cozinha e incentivando hábitos saudáveis e sustentáveis.

Participam do concurso 30 crianças, que, a partir de sorteio, foram divididas em três grupos. A cada sábado, o grupo da vez tem a missão de montar e confeitar um bolo. As etapas vão gerar três finalistas, que participam, no dia 26 de novembro, da prova final, devendo fazer uma pizza que, se for a campeã, vai integrar o cardápio do supermercado. O Mini Chef 70 ainda vai dar ao vencedor uma série de prêmios, entre eles, uma viagem ao Beto Carrero World e a participação no programa Casa do Chef, da TV Mill.

Segundo a organização do concurso, a avaliação dos jurados leva em conta os fatores sabor, estética e desperdício. Este último é o mais determinante, uma vez que está diretamente ligado à filosofia do concurso. “Cerca de 30% do alimento que se produz mundialmente é desperdiçado, volume que seria capaz de atenuar significativamente o quadro delicado em que se encontra a população vulnerável vítima de fome. Nossa proposta leva a mensagem da importância de reduzir o desperdício, reforçando isso de forma didática e divertida”, explica o gastrônomo Lincoln Oms.

O outro ponto estimulado no evento é aproximar as pessoas da cozinha, despertando o interesse por cozinhar e fortalecendo, por meio da prática, os vínculos sociais. “Propomos o resgate daquele ritual da alimentação, de cozinhar e comer junto, de reocupação da cozinha. E as crianças estão adorando isso e também estão se divertindo, afinal, é um concurso, mas sobretudo, é uma brincadeira”, argumenta Lincoln.

As próximas etapas do concurso Mini Chef 70 podem ser acompanhadas diretamente no restaurante do Supermercado 70 da vila Pinheirinho, nos sábados 12, 19 e 26 de novembro, a partir das 15h. Pela TV, o programa inédito vai ao ar nas terças às 20h, com reprises às quintas às 17h30 e aos sábados às 11h30, nos canais 10 ou 13 VHF.

 

 

Comentários