Colégio da vila Americana participa da Olimpíada Nacional de História

13 de maio de 2016

É a quarta vez que a instituição conta com alunos inscritos

 

Sem-Título-1Foto: Divulgação Colégio

 

Teve início na última segunda feira, (9), a 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e que reúne anualmente professores e estudantes do ensino fundamental e médio de todos os estados do país. E este ano, o Colégio Estadual Professor Paulo Stencel participa novamente, desta vez com 12 alunos inscritos.

A Olimpíada tem por objetivo desenvolver nos estudantes o gosto pela História, em especial a do Brasil, além de colocá-los em contato com atividades comuns ao ofício de historiador, como a pesquisa e análise de fontes históricas. Este ano 11.675 equipes iniciaram a competição, somando aproximadamente 33 mil estudantes e 10 mil professores de História.

Representando São Mateus do Sul o Colégio da vila Americana está participando pela quarta vez consecutiva, com quatro equipes que somam 12 alunos do nono ano fundamental e ensino médio, orientados pelo professor Mário Deina, que coordena o projeto no âmbito do Colégio.

A Olimpíada se desenvolve em seis fases, das quais cinco são on-line e a última é presencial na sede da Unicamp, em Campinas (SP), sendo que a cada fase um percentual das equipes participantes é eliminado.

No ano de 2015 as equipes do Colégio Paulo Stencel conseguiram avançar até a quarta fase da competição, quando já tinham sido eliminados em torno de 80% dos participantes iniciais (aproximadamente 37 mil eliminados).

Para a diretora do Colégio, professora Sonia Sebben de Pauli, a Olimpíada tem uma importância muito grande para os estudantes, pois a forma como as questões e tarefas são elaboradas, além de proporcionar conhecimento histórico, estimula o raciocínio e a interpretação, o que vai produzir efeito indireto no desempenho do estudante em outras áreas do conhecimento.

Além disso, os alunos se sentem prestigiados pela escola ao terem a oportunidade de participar da Olimpíada, o que contribui na melhoria da autoestima individual. “Começamos há três anos na quinta edição da Olimpíada, com apenas três alunos participantes, e hoje já temos 12. Isso demonstra o interesse que os estudantes estão dedicando pelo estudo de História, que se deve em parte à participação do Colégio na Olimpíada nos anos anteriores”, afirma o professor Mário Deina.

São os alunos participantes: Ana Carolina Ferreira Guimarães, Felipe de Freitas Ribeiro,  Iago Bojanoski Amaral, Laís dos Santos Ianowski, Luciana de Fátima Machado, Thalia Graciano Melanski (9º ano Fundamental) e  Eduardo José Domanoski, Felipe Wassosniki dos Passos, Luana Cristina Fernandes Pereira, Maria Luíza Chaves Ferenc, Natali Jaqueline de Almeida e Thaimy Kuczera Ribeiro (Ensino Médio).

Comentários