Chór Karolinka tem fim de ano cheio de apresentações

04 de dezembro de 2015

Grupo marcou presença em eventos em Curitiba, Rio Claro do Sul e São Mateus do Sul; agenda deste ano segue até dezembro

 

Rio-Claro-2

 

Divulgação/Karolinka

O mês de novembro foi marcado por apresentações do Coral Karolinka, com três apresentações em diferentes cidades. A primeira a receber o coral polonês foi Curitiba, durante a palestra “O Imortal Coronel Bodziak e o Batalhão Polaco na Revolução Federalista”, do pesquisador Gerson Souza. Foram cantadas quatro músicas, entre populares, religiosas e folclóricas, especialmente selecionadas com o tema proposto na palestra.

“Quando fomos para o Rio Grande do Sul em agosto, saímos de lá com uma nova apresentação agendada para 2016 e o mesmo aconteceu em Curitiba. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo”, comenta Iris Janoski, coordenadora do projeto. Os participantes do coral ganharam da Casa de Cultura Polônia Brasil, com sede na Sociedade Tadeusz Kościuszko, exemplares do livro de 125 anos da sociedade polonesa mais antiga da América Latina.

A segunda cidade a receber o coral foi Rio Claro do Sul. Os coralistas participaram da missa do 1º Domingo do Advento realizada toda em polonês. Foram apresentadas 12 músicas religiosas de acordo com a liturgia do dia.

E para finalizar o mês de novembro, foi a vez de São Mateus do Sul. No mesmo dia da apresentação em Rio Claro, o coral cantou na missa da Igreja Matriz São Mateus, que foi celebrada em português, mas com os cantos em polonês.

Ainda para este ano, o coral tem mais duas apresentações: dia 11 de dezembro na 2ª Noite dos Candelabros, e em 20 de dezembro no Opłatek, ambas em São Mateus do Sul.

O coral do grupo Karolinka pertence ao projeto “Tradição em Movimento”, patrocinado pela Petrobras e governo federal, e teve seu início em 2013, hoje composto por 20 participantes.

Comentários