Casa Familiar Rural inaugura laboratório de agroindústria familiar

18 de setembro de 2015

Espaço vai contribuir para a capacitação e inovação da agricultura familiar

 

DSC_0063Fotos: jornal ACONTECEU

 

A última terça-feira (15) foi especial para a equipe e alunos da Casa Familiar Rural (CFR) de São Mateus do Sul, que inauguraram o laboratório de agroindústria familiar, construído a partir de patrocínio da Petrobras e governo federal, por meio do projeto Saberes e Sabores do Campo, realizado na unidade desde o ano passado. O laboratório permitirá trabalhar a formação em processamento de alimentos, capacitação em processamento de frutas nativas e produtos da horticultura orgânica.

A solenidade de inauguração contou com a presença de educadores, estudantes, autoridades municipais e representantes da Petrobras, de entidades locais e empresas. Na ocasião, o gerente de operação da SIX, Gerson Cesar Souza, elogiou a equipe da CFR e o projeto pela contribuição na permanência dos jovens no campo, com qualificação e oportunidades. “Vemos que hoje a modernidade diz que os jovens têm que ir pra cidade, deixar o campo. Esta escola é uma ótima alternativa para o homem do campo, para que os jovens fiquem no campo, produzindo riquezas. Aqui se produz educação, conhecimento, e se distribui o saber”, declarou.

“Temos aqui não apenas uma grandeza física, mas pedagógica”, disse o professor José Xavier de Carvalho, instantes antes do descerramento da placa de inauguração. “Nossa escola visa o despertar para que o aluno se capacite para viver no campo, se for seu desejo. Mas viver de maneira digna, com potencial para gerar renda. Por isso, é um investimento muito importante”.

O espaço foi aberto para o público presente já equipado para o manejo dos produtos trabalhados no curso. O encontro também contou com apresentações de projetos culturais também ligados à unidade.

 

Comentários