Braspol Nacional se reúne com comissão diretiva do Núcleo de São Mateus do Sul

28 de novembro de 2014

Encontro apresentou e esclareceu novas normas estatutárias recém-formuladas pela entidade

DSCN1533

A Braspol Nacional, representação central da comunidade brasileiro-polonesa no Brasil, se reuniu no dia 18 de novembro com os integrantes da atual comissão diretiva da Braspol Núcleo de São Mateus do Sul, ocasião em que apresentou as novas normas estatutárias recentemente atualizadas pela entidade e esclareceu questões pertinentes ao núcleo local.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, e contou com a presença do prefeito Clóvis Ledur. A comissão diretiva do núcleo, formada por Crisanto Cavalcante, José Carlos Janowski, Ernesto Ronconi, Gilberto Stanizewski, Francisco Augusto Caminski, José Sultowski e Nelson Wrubleski, recepcionou o presidente da Braspol Nacional, Rízio Wachowicz.

Na oportunidade, o prefeito deu boas vindas aos presentes e, em breves palavras, parabenizou a Braspol Nacional pela preocupação com a cultura dos polono-brasileiros e elogiou o trabalho e a postura da comissão diretiva da Braspol São Mateus do Sul. “Este é um patrimônio de valor incalculável desde a sua fundação, em 1992”, disse.

A reunião prosseguiu com a apresentação do ofício BR 382-14, da entidade nacional, que esclarece as normas estatutárias recentemente reformuladas. No mesmo documento, consta que não houve eleição em março de 2014, devido às chapas não terem registro como pede o Estatuto, e o prazo ter findado, gerando a nomeação da comissão diretiva que segue conduzindo e reorganizando o Núcleo.

A comissão, por sua vez, afirmou que conduzirá os projetos e programas culturais, além dos futuros eventos a serem programados, e que marcará reuniões com todos os braspolinos e convidados da comissão local, com convites previamente entregues.

Finalmente, foi apresentado relatório de todos os braspolinos por meio das atas da comissão. A Braspol desejou aos componentes da comissão diretiva que, além das providências administrativas, elaborem um plano de ação que evidencie ainda mais a comunidade polônica de São Mateus do Sul. “Com a bênção de Nossa Senhora de Monte Claro, Nossa Senhora de Czestochowa e Nossa Senhora Aparecida, reforçaremos os costumes, valores e raízes dos imigrantes que aqui chegaram e ajudaram a colonizar nosso Estado e engrandecendo esta pátria”, retribuiu a comissão.

Foto: Divulgação/Braspol

Comentários