Blog São-Mateuense: Um novo resgate à história de São Mateus do Sul

29 de maio de 2015

Estudante reúne, em página na internet, novas informações sobre o passado da cidade

 

DSC_1015Rodrigo compila informações de documentos e recortes antigos (foto: jornal ACONTECEU)

 

Presente e passado se cruzam para trazer aos são-mateuenses mais informações sobre suas origens. O interesse pela história, os recursos obtidos por meio da internet e documentos reveladores permitiram ao estudante Rodrigo Lima de Castro colocar à disposição da população são-mateuense uma compilação de informações que resgata muitas passagens da história da capital do xisto, a partir de fácil acesso. Trata-se do blog São-Mateuense, que entrou no ar há poucas semanas e vem atraindo o interesse dos moradores.

Acadêmico de Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rodrigo resolveu iniciar pela internet um projeto pessoal que futuramente se transformará em livro. “Minha intenção é mostrar fatos da história de São Mateus do Sul que ainda não foram publicados, que muita gente desconhece, abordando pontos de forma mais aprofundada”, conta. Com interesse especial pelas primeiras passagens que remetem a São Mateus do Sul, ainda no século 19, Rodrigo une principalmente documentações já colhidas por ele ao longo dos anos e muitos arquivos digitais de publicações da época, entre jornais, livros e documentos, hoje disponibilizados pela internet pelo Arquivo Público do Paraná e outros meios. O desafio está em identificar as informações úteis e confirmar os dados, confrontando os documentos. “Vou ligando as coisas. É como montar um quebra-cabeça”, diverte-se.

Entre os assuntos já contados por ele estão passagens mais familiares a respeito da navegação e da religiosidade, passando para registros curiosos, como o estudo para a colonização inglesa na região e a escravidão em São Mateus. Uma das postagens que mais repercutiu foi referente a Francisco de Paula Faria, tido como o primeiro professor de São Mateus do Sul, que residia e lecionava no bairro do Rio das Pedras, na antes freguesia de São João Triunfo, município de Palmeira, e é mencionado como um dos primeiros proprietários das terras que hoje compreendem a cidade de São Mateus do Sul.

As publicações de Rodrigo são praticamente semanais, no endereço http://sao-mateuense.blogspot.com.br/, com acesso também via Facebook. Sua linha de pesquisa se assemelha a do escritor Gerson Cesar Souza, autor do livro “A estrela de Jacó”, e também do antigo colunista do jornal ACONTECEU, Nelson Chaves de Souza, que se norteia com base no vasto acervo fotográfico que mantém. Pessoas que somam seu interesse e esforço para não deixar se perder a rica história de São Mateus do Sul.

Untitled-1

Comentários