Banda local propõe um misto de referências dos EUA e do Sul do Brasil

18 de março de 2016

Angewitz traz o alt-country paranaense: identidade local com pegada americana

 

Untitled-1Foto: Divulgação

 

Só o nome já diz muito. Apesar das referências claras do som do Sul dos Estados Unidos, a banda Angewitz imprime em sua proposta também as suas raízes, a começar intitulando-se em alusão a um dos mais peculiares personagens da história são-mateuense, Roberto Angewitz, o Perna-de-Pau. É desta forma, propondo um misto de referências do Sul do Brasil com o Sul dos Estados Unidos, que a banda Angewitz dá as caras no cenário musical de São Mateus do Sul e região.

O projeto é do músico e publicitário paranaense Freitas Crimson, e começou a sair da gaveta durante o segundo semestre de 2015. Angewitz busca influência no country clássico americano como Willie Nelson, no folk punk de Michale Graves e nas baladas do rock dos anos 1970 e 1980. Completam a banda Helbert Tapia Rodrigues e Luiz Ormianin, que às vezes trocam os instrumentos entre si para dar uma cara novas às músicas e curtir.  Seu estilo é o alt-country, um caminho alterativo do country cujas características refletem uma produção mais simples e o gosto pela cena underground. Adequando-se à personalidade da banda, a Angewitz apresenta o alt-country paranaense. “Achamos legal esse regionalismo, misto de orgulho pela nossa terra e vontade de valorizar isso. Com tantos elementos vindos da cultura americana, achamos legal mostrar que também gostamos muito do nosso lugar”, explica Freitas. A referência também está presente no logotipo — as chamas da fogueira foram baseadas nos lambrequins das casas tipicamente poloneses e no formato de um pinhão.

A banda traz canções autorais e também faz muitas releituras ao vivo. Desde Lynyrd Skynyrd (banda que representa o som do Sul dos EUA) até Engenheiros do Hawaii (banda do nosso Sul), mantendo a coerência da proposta. “Nosso repertório é formado por mais de 130 músicas, todas variando entre o Sul dos dois países, quase meio a meio”, argumenta o vocalista.

O principal passo da Angewitz recentemente foi o lançamento do primeiro EP, Never Mend Demos, composto por quatro faixas em inglês de músicas autorais e também um cover de David Allan Coe. O tema do EP é feito de desilusões, futuro e saudade.

O trabalho pode ser conferido nos sites Soundcloud e Bandcamp, com opção de download gratuito.

Comentários