Banda do Projeto Integrando e Reintegrando conquista 2º lugar em concurso interestadual

29 de agosto de 2014

Evento, realizado pela Prefeitura de Porto União, contou com a participação de 30 bandas e fanfarras

Untitled-2

Em 23 de agosto, a banda do projeto Integrando e Reintegrando participou do 24º Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban), em Porto União (SC). O evento, realizado pela Prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contou com a participação de 30 bandas e fanfarras de instituições de ensino, ONGs, instituições municipais e estaduais e de corporações militares dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que competiram em diversas categorias.

Esta foi a segunda participação do projeto no Cinfaban, conquistando o segundo lugar na categoria Mor (componente que comanda a banda em marcha) e o segundo lugar na categoria Banda Percussão Marcial Infantil II.

A satisfação com mais esta conquista da fanfarra do projeto pode ser notada nos depoimentos dos alunos, como Priscila Luana Trinco, 12 anos, que toca metalofone contrabaixo: “Embora fosse o primeiro concurso deste ano, eu estava segura, sabia que nossos esforços dariam resultado, mostrando a todos que nos dedicamos e demos o melhor de nós”.

Para o professor Paulo Evandro Ulbrich Lepinski, os bons resultados da fanfarra, que foi avaliada por jurados de orquestras de renome, são fruto, principalmente, da dedicação dos alunos. “Enquanto maestro, você fica meio apreensivo antes da apresentação, mas quando penso que aqueles adolescentes que estão ali se dedicaram, estudaram as partituras muitas vezes até a exaustão, me sinto aliviado”, comenta o professor, que também destaca como positivo o desenvolvimento dos alunos dentro do projeto. “Não só pelo que aprenderam sobre música, mas pelos valores que aprenderam, como honestidade e disciplina, além do contato e do amor pela arte. Isso é uma bagagem benéfica e eterna. É o nosso legado de valor inestimável”, complementa.

O Projeto Integrando e Reintegrando é realizado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Professora Zuleide Samways Portes, com o patrocínio da Petrobras. Atua nos campos da música, desenvolvendo atividades de banda e dança no estilo hip hop e rap, entre outros, contemplando crianças e jovens do Colégio, entre 10 e 17 anos de idade.

Fotos: Joseane Oroski Ikier

Untitled-1

Comentários