Baile polonês mantém as tradições

12 de agosto de 2016

Música polonesa, pierogi e escolha da Rainha da Imigração marcaram evento que integra o Mês Polonês

 

KNO_3941-(1)Fotos: Flash Eventos 

 

Um dos principais eventos que integram a programação do Mês Polonês levou grande público à Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski (Cepom), na Colônia Iguaçu, no último sábado (6). O Baile da 24ª Tradycje Polskie foi marcado por música e culinária tipicamente polonesa, ressaltando a cultura e a tradição.

O baile contou com o típico brinde de vodca, teve pierogi preparado e servido pela comunidade da Vila Americana e foi animado pelo grupo Os Gaideski & Cia. O ponto alto da noite foi o desfile para a escolha da Rainha e Princesas da Imigração. Os jurados elegeram Isabela Trawinski Popenda como Rainha; Maria Eduarda Wansuachk como 1ª Princesa e Emily Nepomuceno de Almeida como 2ª Princesa.

A Braspol, organizadora do evento, atribui o sucesso da noite à participação do público local e também dos vários visitantes de municípios vizinhos, apoiadores culturais e voluntários. “O sucesso do evento se deve à confiança depositada em nosso trabalho. Com isso, a Braspol agradece a todos que participaram. Nosso objetivo em manter a tradição do baile polonês foi alcançado. Nos encontramos uma vez mais no próximo ano. Bardzo dziękuję (muito obrigado)!”, expressou a Braspol, em nota de agradecimento.

No dia seguinte, o clima polonês continuou com a 10ª Festa da Boa Colheita, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, na Vila Nepomuceno.

 

Programação continua

A 24ª Tradycje Polkie segue com programação até o fim do mês. A próxima atração é a palestra “O papel da fé na imigração polonesa em São Mateus do Sul”, com o escritor Gerson Cesar Souza, no sábado (13), às 19h30, no Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias.

No dia 25, a palestra é com o cônsul geral da Polônia, Marek Makowski, que fala sobre “Polônia Contemporânea”, no mesmo local e horário. No dia 28, acontece a Festa de Czestochowa Paranska, na localidade de Água Branca, e no dia 30, às 19h, o Centro Cultural do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe) será palco para a Noite Cultural, com apresentação dos alunos do Ateliê da Música, sob regência de Regina Trinco, marcando o encerramento do Mês Polonês.

Além disso, durante todo o mês de agosto, o acervo dedicado à imigração polonesa da Casa da Memória Padre Bauer fica exposto para visitação.

 

Comentários