Aulas retornam nas escolas municipais

19 de fevereiro de 2016

Estudantes voltaram às salas de aula na segunda-feira (15); nas escolas estaduais, só no fim do mês

 

867volta-as-aulasFoto: jornal ACONTECEU

 

Fim das férias. Na última segunda-feira (15), os alunos das 13 escolas da rede pública municipal de ensino de São Mateus do Sul voltaram às aulas para mais um ano letivo. O calendário oficial para 2016 foi divulgado na semana passada, determinando os 205 dias letivos, com férias de duas semanas em julho e aulas até 16 de dezembro, e vale tanto para as escolas quanto para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Desde a semana passada, no entanto, os professores já estão na ativa por conta da Semana Pedagógica, que promoveu palestras, capacitações e discussões de preparação das aulas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura já confirmou, para este ano, a continuidade do projeto “Conheça dos Três Poderes”, que já levou noções de cidadania e estrutura do Estado a 250 estudantes, com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município. O projeto seguirá o planejamento de 2015, iniciando com as turmas da Escola Municipal Pedro Effco, da vila Prohmann e, na sequência, indo para as escolas do campo de São Mateus do Sul. A expectativa da Secretaria é que todas as escolas tenham recebido o projeto até o final do primeiro semestre letivo.

Outra novidade relativa à rede municipal: no dia 12 de fevereiro, a Prefeitura Municipal publicou, no Diário Oficial da União, a nomeação de nove profissionais para o cargo de professora de educação infantil, para atuação no quadro permanente de pessoal.

 

Rede estadual

 

Os estudantes da rede estadual, por sua vez, voltam às salas de aula somente no final do mês. O calendário do ano letivo começa no dia 29 de fevereiro e se estende até 21 de dezembro, também com duas semanas de férias no meio do ano. Na próxima segunda-feira (22), os cerca de 100 mil professores da rede estadual de ensino do Paraná participam da Semana Pedagógica, para a discussão de questões pedagógicas e administrativas. O encontro será realizado em todo o Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Comentários