Araucária Cineclube está de volta

29 de maio de 2015

Opção cultural retoma exibições com clássico do cinema europeu

cinema-paradisoFoto: Divulgação

 

Após um período parado, o Cineclube Araucária retoma as exibições em São Mateus do Sul, abrindo nova opção cultural na cidade, divulgando o cinema e valorizando os clássicos da sétima arte de forma associativa e sem fins lucrativos. A nova fase do Cineclube começa neste sábado, 30 de maio, com a exibição de um filme que faz jus à iniciativa: mostrando a paixão pelo universo cinematográfico com “Cinema Paradiso”.

O Cineclube Araucária surgiu em 2012 como uma iniciativa da comunidade, guiada por um grupo de amigos que promovia sessões mensais ou bimestrais com filmes escolhidos pelos próprios participantes a partir de votação na internet, priorizando clássicos que deixaram sua contribuição para a história do cinema.

Agora, o Cineclube ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, permitindo retomar as sessões de forma periódica. O encontro acontece no Centro da Juventude, às 19h30, com entrada e classificação livre. Após a exibição do filme, os participantes estão convidados a permanecer no local para uma roda de conversa sobre o filme, abordando também assuntos relativos ao cinema e à cultura de São Mateus do Sul.

As atualizações do Cineclube Araucária podem ser acompanhadas pela página do projeto no Facebook.

Cinema Paradiso (Itália, 1988)

Em Roma, Salvatore di Vitto, um cineasta bem-sucedido, recebe um telefonema de sua mãe informando que Alfredo está morto. O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Ali, o menino fascinado pela magia do cinema fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Totó aprende a amar o cinema pelo olhar de Alfredo.

Comentários