Alunos de projeto da Apae visitam o Jardim Botânico, em Curitiba

19 de setembro de 2014

Grupo se identificou com algumas características do local, que se assemelham às atividades realizadas por eles no projeto

projeto-032

No dia 28 de agosto, os participantes do projeto Qualificação de Cidadãos para a Inclusão na Sociedade – realizado pela Apae de Antonio Olinto, com patrocínio da Petrobras e apoio da prefeitura local – realizaram uma visita ao Jardim Botânico de Curitiba.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer várias áreas, como o Jardim das Sensações, um espaço delimitado por cerca viva, onde eles tiveram contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Através da cerca e do túnel vegetal foi possível ver as cores da natureza, sentir as plantas com as próprias mãos, notando formas e tamanhos variados, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação.

Outro lugar visitado pelos alunos foi o Salão de Exposições do Jardim Botânico, onde estava a Exposição da Usina de Itaipu, na qual, por meio de um painel de 85 metros com fotos e textos, estavam demonstrados os resultados colhidos em 11 anos do Programa Cultivando Água Boa.

De acordo com a coordenadora do projeto, Jéssica Hainosz, os alunos puderam notar certa semelhança com as atividades que eles realizam dentro do projeto, como a realização de uma horta e o reflorestamento. “Eles adoraram o passeio. Ficaram maravilhados com a diversidade de espécies do local e também com a sua estrutura”, destaca.

Para completar a visita, os alunos conheceram a principal atração do Jardim Botânico: a estufa de estrutura metálica e vidro, que possui uma arquitetura com três abóbodas, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século 19. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.

Foto: Apae

Comentários