A bonequeira de São Mateus

04 de dezembro de 2015

Trabalho artesanal e cheio de detalhes encanta crianças e adultos e é mais um dos exemplos da qualidade do artesanato local

 

860boneca-4Fotos: jornal ACONTECEU/Arquivo Ducla Arts 

 

A expressão dos rostinhos, as roupas bem trabalhadas e os cabelos cuidadosamente dispostos são alguns dos elementos que dão forma e vida às bonecas de pano de Claudineia Goll. Uma arte milenar que se renova com as tendências atuais e a criatividade de quem a produz, encantando crianças e adultos que se rendem à delicadeza e ao prazer de interagir com um objeto tão representativo da infância.

Claudineia vem conquistando seu público pela versatilidade das bonecas que confecciona. Das bonecas mais tradicionais, se aventura experimentando anjos, palhaços, bruxas e até piratas, de itens de decoração à aparadores de porta, de bonecas simples e resistentes para brincar à lembranças de festas. “Estou com uma encomenda sobre os personagens de Alice no País das Maravilhas para uma festa de aniversário. Tento não recusar nenhum pedido, então vou pesquisando, criando, adaptando, até chegar ao resultado”, conta.

A artesã são-mateuense diz que sempre se interessou pela arte, desde criança, mas há poucos anos descobriu o ofício ao qual passaria a se dedicar e encontrar reconhecimento. Em 2010, quando morava no Rio Grande do Sul, fez um curso com uma artesã renomada, Cristina Riegel, do atelier Mooleka Criativa, que lhe ensinou as técnicas e o gosto pela confecção das bonecas de pano. De professora à amiga, a mestra bonequeira formou uma profissional da arte popular que trouxe o conceito para sua terra natal, no retorno a São Mateus do Sul.

Aqui, a clientela foi se criando à medida que o tradicional boca a boca fez o nome do atelier Ducla Arts, com uma forcinha do Facebook. “Muita gente comprava artesanato em Curitiba e outras cidades, sem saber quanta coisa boa é confeccionada aqui. Aos poucos as pessoas estão descobrindo a qualidade do artesanato são-mateuense e como é preciso valorizá-lo”, comenta Claudineia, referindo-se também aos diversos outros tipos de arte que encantam o público local a cada nova feira de artesanato.

As bonecas de Claudineia levam até dois dias para serem confeccionadas, sob os olhares atentos da filha Maria Eduarda, crítica sincera e aprendiz fiel, a quem provavelmente o gosto pelo artesanato deve ser passado à frente. “O artesanato é algo para quem se dedica e gosta de aprender. Mas é um prazer imenso e algo que eu amo fazer”.

 

SERVIÇO

Atelier Ducla Arts

Facebook: Ducla Arts Goll

42 8851 5501

42 9844 5797 (Whatsapp)

duclauart@yahoo.com.br

Comentários