Secretaria Municipal de Saúde

05 de dezembro de 2014

 

INFORME PUBLICITÁRIO – Atividades realizadas em 2014

Estrutura organizacional

A Secretaria Municipal de Saúde tem seu funcionamento alicerçado em uma estrutura composta pelos seguintes departamentos e setores:

Estrutura atenção básica

– Pronto Atendimento Municipal Dr. Oseas Pacheco (também presta atendimentos / encaminhamentos de casos de média e alta complexidade); Ambulatório Médico Dr. Washington Gusso; Postos de Saúde (área urbana e rural); Setor de Ginecologia; Setor de Odontologia; Centro de Fisioterapia; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; Pronto Atendimento; Ouvidoria SUS; Núcleo de Apoio às Estratégias de Saúde da Família; Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica; Setor Administrativo; Setor de Transportes e Controle da Frota.

Estrutura média e alta complexidade

– TFD – Tratamento Fora de Domicílio;  Agendamento de consultas e exames em outros municípios; Núcleo de Assistência Social.

Unidade de atendimento

– Atualmente estão em funcionamento 25 Postos de Saúde ou Mini-Postos, nas áreas urbana e rural.

Estabelecimentos de saúde

– Ambulatório Central Dr. Washington Gusso (Vila Prohmann); Ambulatório Médico de Pronto Atendimento Dr. Oséas Pacheco (Centro); Centro de Saúde – Rua 21 de setembro (Centro); Centro de Fisioterapia (Centro); CAPS (Centro); Agendamento – TFD (Vila Prohmann).

04 unidades nas vilas

Posto de Saúde Drº Zeno Amaral (Vila Bom Jesus), Posto de Saúde Olívio Wolf do Amaral (Vila Amaral), Posto de Saúde Vila Palmeirinha e Posto de Saúde Hipólito Nepomuceno Pinto (Vila Americana).

17 Unidades na área rural

Mini-posto de Saúde do Pontilhão; Centro Social Rural (Fluviópolis); Mini-posto de Saúde da Estiva; Mini-posto de Saúde da Fartura do Potinga; Mini-posto de Saúde da Barra do Potinga; Mini-posto de Saúde da Colônia Eufrozina: Mini-posto de Saúde do Emboque; Mini-posto de Saúde da Água Branca; Mini-posto de Saúde do Turvo Barracas; Mini-posto de Saúde do Rosas; Mini-posto de Saúde Pedro Líbero Dias (Lajeado); Mini-posto de Saúde do Lageadinho; Mini-posto de Saúde do Cambará; Mini-posto de Saúde do Porto Ribeiro; Mini-posto de Saúde da Divisa; Mini-posto de Saúde do Faxinal dos Ilhéus: Mini-posto de Saúde Vereador Jorge Przyvitowski (Faxinal dos Elias).

Atendimentos:

-De janeiro a novembro de 2014 foram prestados 183.976 atendimentos, entre consultas e procedimentos nos postos de saúde da área urbana e rural, sendo:

-Total de Consultas Realizadas ao longo do ano pelas Unidades de Saúde do Município = 91.743

-Total de Procedimentos Realizados ao longo do ano pelas Unidades de Saúde do Município = 92.233 (dados referentes ao período de 01/01/2014 a 28/11/2014).

Melhoria na estrutura dos locais de atendimento:

– Reforma e ampliação do Centro de Saúde – Rua 21 de Setembro; Reforma e ampliação do Posto de Saúde de Fluviópolis; Construção da nova sede da Farmácia Municipal; Início de funcionamento do Centro de Fisioterapia; Mudança do local de atendimento do CAPS, para local amplo e adequado ao seu funcionamento; Mudança da sede administrativa da Sec. Municipal de Saúde; Construção do novo posto de saúde do Lageadinho (em fase inicial); Construção do novo posto de saúde da Vila Palmeirinha (em fase inicial).

Programa Mais Médicos:

– O município foi contemplado pelo Programa “Mais Médicos Para o Brasil”, dos Ministérios da Saúde e da Educação com a vinda de dez médicos (10) de nacionalidade cubana, todos eles com algum tipo de especialização, mas conforme estabelecido pelas diretrizes do Programa esses profissionais só podem prestar atendimento na “Atenção Básica”; isso quer dizer que podem apenas atender pacientes em postos de saúde ou atuar nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Os profissionais do programa Mais Médicos atuam no município em diferentes localidades, como no Ambulatório Vila Prohmann; Posto de Saúde da Vila Bom Jesus, Vila Amaral, Vila Americana, Vila Palmeirinha, Fluviópolis, Rosas e Lajeado.

Especialidades médicas:

– Em relação às especialidades, no momento são disponibilizadas consultas em São Mateus do Sul de médicos especialistas na área de pediatria, ortopedia, oftalmologia, dermatologia, ginecologia /obstetrícia e urologia além de oferecer, via convênios com o CISVALI- Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu, as seguintes especialidades:

Consultas especialidades médicas:

Entre as consultas e especialidades medicas estão: Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Clínico Geral; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Ginecologia / Obstetrícia; Infectologia; Nefrologia; Neurologia; Obstetrícia de Alto Risco; Oftalmologia; Oncologia Clínica e Cirúrgica; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Pediatria de Alto Risco; Pneumologia.

Convênios:

Visando a melhoria no atendimento da saúde pública o município atualmente mantém vários convênios na área da Saúde:

1)- Hospital Nossa Senhora do Rocio – Campo Largo, considerado uma das instituições hospitalares com mais ofertas de leitos de UTI na América Latina quando estiver em plena operação. Atende a uma grande parte dos casos de média e alta complexidade; 2)- CISVALI (Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu); 3)- Hospital e Maternidade Dr.Paulo Fortes – contrato de subvenção R$ 384.000,00 / mês; 4)- Hospital Angelina Caron.

Setor de odontologia:

O Setor de Odontologia tem seu funcionamento no posto central, na Rua Tenente Max Wolff Filho e também em postos de saúde das localidades, Vila Palmeirinha, Amaral, Vila America, Bom Jesus, Fluviópolis, Estiva e Cambara com 35.572 atendimentos odontológicos. Atividades de prevenção relacionadas à higiene e saúde bucal nas escolas do município.

Centro de fisioterapia:

Em 2014 aconteceu também o início das atividades do Centro Municipal de Fisioterapia, que conta com o atendimento de sete Fisioterapeutas e demais servidores que atenderam, de fevereiro até novembro, em média, aproximadamente 2.000 pacientes, ultrapassando a marca de 16.000 atendimentos desde fevereiro, quando iniciou suas atividades. Alguns pacientes recebem tratamento nos seus domicílios em razão de recomendações médicas.

Exames laboratoriais:

Foram realizados aproximadamente 73.500 exames laboratoriais no em 2014.

Exames por imagens:

Através de credenciamento direto ou via convênios foram realizados os seguintes exames: Ultrassonografia; Raio-X; Tomografia; Ressonância Magnética, sendo feitos no período de janeiro a novembro a quantia de 18.908 exames.

CAPS:

O Centro de Apoio Psicossocial funciona em nova sede buscando oferecer serviços de apoio a diversos tipos de atendimento, principalmente psiquiátrico e terapia ocupacional, assim como apoio às famílias dos pacientes em tratamentos diversos.

Possui equipe adequada aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Prestou  3.463 atendimentos no período janeiro a novembro.

Implantação do NASF e ESF’S:

O NASF – Núcleo de Apoio às Estratégias de Saúde da Família – foi implantado visando dar suporte às ações das quatro equipes de ESF – Estratégias de Saúde da Família que estão em funcionamento. Após o concurso público que será realizado em breve, visando a contratação de dezenas de profissionais para atuar em novas equipes, estima-se que o número de ESF’S com estrutura completa de profissionais passe a ser de pelo menos dez equipes, reforçando assim a importância da atuação do NASF na execução da política pública de saúde no município.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola faz parte de uma ação articulada entre as Secretarias Municipais de Saúde e  da Educação e Cultura.

São atendidos 1.880 alunos das escolas das seguintes localidades:

Na área Urbana, são abrangidas as Vilas: Bom Jesus; Vila Amaral; Vila Americana; Vila palmeirinha e Vila Verde.

Na área rural são abrangidas as localidades do Rosas; Turvo de Baixo; Dois Irmãos; Emboque; Estiva; Caitá; Taquaral do Bugre; Fluviopolis e Pontilhão.

Programa de prevenção e combate às drogas:

Desenvolvido pelo Setor de Vigilância em Saúde –  Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, também funciona em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura e Sec. de Assistência Social. Visa promover a capacitação de multiplicadores que atuam em entidades governamentais e não governamentais no combate e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

Aumento na frota para remoção de pacientes:

-Três ambulâncias foram adquiridas nos últimos três meses pelo município, sendo uma UTI móvel e duas ambulâncias para remoção simples, além de contar com mais uma ambulância de remoção simples que faz parte da frota há mais de seis anos.

-Microônibus (convênio com o CISVALI) com adaptação total para remoção de pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida; Aquisição de veículo SPIN para o Setor de Vigilância em Saúde; Aquisição de quatro veículos leves.

Farmácia municipal:

-A Farmácia Municipal alterou o seu local de atendimento ao público, também anexo ao Ambulatório da Vila Prohmann, passando a funcionar em um ambiente amplo na área de contato com o público e também com significativas melhorias no local de armazenamento do estoque de medicamentos.

-Em média são atendidos mensalmente cerca de 6.800 pacientes que recebem gratuitamente medicamentos para diversos tipos de tratamento. Isso representa um volume de aproximadamente 74.800 pessoas atendidas neste ano pela farmácia.

Ouvidoria SUS e Ouvidoria Municipal:

O município possui dois canais de comunicação com os usuários dos serviços públicos de saúde visando manter a qualidade e o acompanhamento de possíveis falhas. Para isso disponibiliza aos cidadãos que eventualmente queiram fazer reclamações ou sugestões:

-A Secretaria Municipal de Saúde possui a Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) – Telefone (42) 39127065.

-Ouvidoria Geral do Município – Telefone 156.

Neste final do ano de 2014, procuramos avaliar nossas conquistas, nossas percas e nossos desafios, pois todos estes fatores impactam e contribuem para construção de novas metas e objetivos na área da Saúde Pública de São Mateus do Sul. Queremos aqui renovar o nosso compromisso com todos os usuários do SUS de nosso município, na manutenção e na implementação das diretrizes do SUS, as quais compreendem um conjunto organizado e articulado de serviços e ações de saúde, junto a instância de controle social desta política pública que é Conselho Municipal de Saúde, composto por usuários, trabalhadores, prestadores de serviços, instituições não governamentais e gestão.

Expresso aqui o meu agradecimento, respeito e reconhecimento a todos os trabalhadores da saúde pública que de forma direta ou indireta contribuíram e contribuem continuamente na construção  da saúde pública de São Mateus, sempre prezando pela ética e acima de tudo pelo amor que dedicam a esta nobre causa.Trabalho este desenvolvido por meio da administração do prefeito Clovis Ledur, vice-prefeito Clovis Distéfano e demais representantes sempre empenhados e com o foco em  priorizar a saúde pública.

Fernanda Garcia Sardanha

Secretária Municipal de Saúde

812saúde 812saúde-1 812saúde-2

Comentários