SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

14 de novembro de 2014

INFORME PUBLICITÁRIO – Atividades realizadas em 2014

Construir e defender a educação pública com qualidade social,  reconhecendo os caminhos já trilhados e a trajetória que precisa ser trilhada, com ações pautadas pela ética, transparência, equidade, para garantir a qualidade em todas as ações educativas é o nosso compromisso. Em quase dois anos de trabalho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura conseguiu realizar ações que vêm melhorando de forma significativa a educação em nosso município.

Essas são algumas ações realizadas em 2014:

-Regularização da Fundação Cultural;

-Parcerias com o Sesi – Cultural: teatro, música, apresentadas no Cepe.

-A Memória e o Vestido de Noiva- Projeto de valorização da nossa história, com a Fundação Cultural.

-Organização da Feira do Livro, em parceria com a Fundação Cultural.

-Desenvolvimento do Projeto Faxinais em parceria com a UEL.

-Distribuição de equipamentos tecnológicos para as Salas de Recursos Municipais.

-Projeto de Jogos Didáticos em parceria com o Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual São Mateus, com entrega de jogos confeccionados para alunos em Atendimento Educacional Especializado.

-Início das discussões sobre a formulação do Conselho Municipal de Educação e Plano Municipal de Educação – Pensar a Educação para os próximos 10 anos.

-Abertura e regularização de duas novas Salas de Recursos Multifuncionais nas comunidades da Água Branca e Cambará

-Projeto Contação de Histórias, oficina de dobradura, aberto para toda a comunidade na Biblioteca Pública Municipal.

-Projeto História de São Mateus – Oficina apresentada aos professores na Casa da Memória.

-Ampliação do horário de atendimento da Casa da Memória (até às 18 h e sábado até 13h) e da Biblioteca Pública (segunda a sexta até às 18 h.)

-Dia da Família na Escola, Projetos de Leitura, Hora Cívica, Pense Grande parceria com o Cemeffe, Projeto Educação Pela Paz, Projeto Espaço Terapêutico para professores e funcionários. Projeto Alimentação Saudável para todas as crianças do 1º ano, com acompanhamento de nutricionista da Merenda Escolar.

-Atendimento de duas nutricionistas, nos Centros Municipais de Educação Infantil.

-Projeto Atleta do Futuro, parceria com o Sesi.

-Parceria com a Secretaria de Assistência Social: Natal de Luz, Integração dos Cmeis com a Terceira Idade em Chá no Dia do Idoso, Dia das Crianças, Ações de Combate à Pedofilia, Parceria com a Secretaria de Saúde em campanhas educativas, Projeto de Capacitação em Atenção e Prevenção do Álcool e outras Drogas e adesão ao Programa Saúde na Escola, com atendimento para 1808 alunos até a presente data.

-Concurso de fotografias dos espaços são-mateuenses com os alunos do 1º ao 5º ano, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

-Parceria com a Secretaria de Esporte e Turismo com Jogos Escolares. Distribuição de cartilhas sobre Educação no Trânsito.

-Repasse do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola para todas as Escolas municipais urbanas e do campo, bem como aos Centros de Educação Infantil.

-Mais Educação – um início da educação integral, nas escolas do Campo de Lajeadinho e Pontilhão. Para 2015 em Fluviópolis, Lageado e na Escola Odemira Cunha. Atendendo crianças com oficinas de Educação Ambiental, Esporte e Lazer, acompanhamento pedagógico com leituras, produções de textos, jogos matemáticos, dança, teatro.

-Adesão do Programa Escola da Terra, objetivando a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do Campo em suas comunidades.

Recursos recebidos do Programa Escola Acessível para obras de acessibilidade de pessoas com necessidades educativas especiais, nas Escolas: Dr. Paulo Fortes, Olívio Wolff do Amaral, Durval Wolff do Amaral, Pedro Effco. Em fase de elaboração de projetos as Escolas do Campo do Lageadinho. Água Branca e Fluviópolis.

-Verba PDDE – Estrutura onde as escolas contempladas administram onde é a necessidade e apresentam para a comunidade escolar.

-Aquisição de material didático Aprende Brasil – Positivo, para a Educação Infantil do município.

-Verba Brasil Carinhoso, para os Centros de Educação Infantil em que foram adquiridos materiais e equipamentos, brinquedos e livros infantis.

-Adquiridas roupas de cama. Cobertores, travesseiros, berços, carrinhos, bebês conforto, para os Cmeis, com recursos da Prefeitura Municipal.

-Reforma do Cmei Bom Jesus com recursos da Prefeitura Municipal.

-Inauguração do Cmei Verônica de Oliva Nadolny, localizado na Vila Nepomuceno.

-Em fase de finalização a obra da vila Palmeirinha e estão sendo aguardados os recursos para a aquisição de mobiliários e equipamentos. O mesmo se chamará Centro Municipal de Educação Infantil Profª Elliara Portes Romano.

-Reiniciada a obra do Cmei das Tamareiras que estava paralisada.

-Reforma na Escola Municipal do Campo Fernando Toppel, no Caitá e inicio da reforma na sala do 1º ano da Escola Municipal Dr. Paulo Fortes (há anos aguardando reforma).

-Reforma em telhados nas Escolas de Cambará, Monjolos, Divisa.

-Pintura na Escola Municipal do Campo Apolônia Staniszewski-Fluviópolis, em dualidade com o Colégio Estadual Eugênio de Almeida.

-Mão de obra para forros e outros no Colégio Estadual São Mateus.

-Melhoria no transporte escolar, possibilitando que dentro do possível, as crianças sejam atendidas mais próximas de suas casas.

-Atendimento com transporte escolar às escolas públicas e Colégios Estaduais em projetos e viagens educativas.

-Apresentação de teatro para os alunos da rede municipal, oportunizando conhecimento, alegria e arte.

-Este ano o município obteve a média de 5.9, no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ultrapassando a média nacional e de 2011 que foi 5,7 no município. Este índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação e evasão escolar através do censo escolar e das médias de desempenho dos estudantes nas avaliações da Prova Brasil. Os índices demonstram que o trabalho em conjunto e o comprometimento de todos se reflete nos resultados. Estão todos de parabéns!

Agradecemos ao prefeito Clóvis Ledur pelo apoio em todas as atividades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e especialmente quero agradecer as diretoras, coordenadoras, professores e funcionários da Rede Pública Municipal que personificam e concretizam o trabalho desta Secretaria nas ações pedagógicas realizadas com os alunos. Muito temos que avançar, muito trabalho pela frente, muitos desafios, tenho certeza que muitas coisas boas virão!

Profª Dinéa Cristina Distéfano Wiltenburg Secretária Municipal de Educação e Cultura

809prefeitura 809prefeitura1 809prefeitura2 809prefeitura3 809prefeitura4 809prefeitura5

Comentários