Mais Saúde agora conta com centro de vacinas

29 de abril de 2016

Centro médico conta com moderno sistema de armazenamento e equipe capacitada para a administração de vacinas em crianças e adultos

 

DSC_0010

 

INFORME PUBLICITÁRIO – O Mais Saúde Centro Médico foi inaugurado em outubro de 2014 em São Mateus do Sul, ideia que nasceu em uma reunião de alguns colegas médicos preocupados em proporcionar ao público de São Mateus do Sul e região consultas em várias especialidades médicas, algumas até então encontradas quase que exclusivamente em centros maiores, como a endocrinologia. Hoje, o espaço já conta com as especialidades de pediatria, endocrinologia, otorrinolaringologia, dermatologia, consultas pré-operatórias em anestesiologia, posto de coleta de exames laboratoriais e agora também com um centro de vacinação.

Sobre esse mais recente serviço, o Dr. Paulo Kaufmann traz algumas informações e destaca a importância da prevenção a partir da vacinação em dia.

 

Como surgiu a ideia de oferecer o serviço de vacinação no Mais Saúde Centro Médico?

A ideia de oferecer um centro de vacinas surgiu vendo a importância da vacinação e a dificuldade e esforço dos pais dos meus pacientes pediátricos para se deslocar principalmente para Curitiba para vacinar seus filhos, muitas vezes perdendo até o dia de trabalho. Além disso, outros pais ainda sofrem com impossibilidade de se deslocar para administrar as vacinas que não fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (ofertadas pela rede pública).

 

Como o Mais Saúde se preparou para esse serviço?

O centro de vacinas do Mais Saúde conta com um moderno sistema de armazenamento e refrigeração apropriado para imunização humana, em conformidade com a Anvisa, com tecnologia que mantém as vacinas em temperatura adequada mesmo 48 horas após uma queda de energia e com sistema que avisa por celular quando essas interrupções acontecem. Além disso, contamos com uma equipe de enfermagem treinada e capacitada para a administração de vacinas em crianças e adultos.

 

Qual a importância da vacinação em dia?

A vacinação hoje é uma das formas mais efetivas de prevenção! É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem.  A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance que qualquer uma delas – vacinadas ou não – sejam contaminadas. É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomar certas vacinas.

 

Que tipo de imunizações o Mais Saúde passa a oferecer?

O Mais Saúde já disponibiliza vacinas para meningite, pneumonia, varicela, HPV e hepatite. Algumas vacinas estão em falta nos laboratórios (devido à falta de matériaprima) e por isso não estão disponibilizadas aqui e em todos os centros de vacinação do país, mas esperamos que a situação se regularize em breve.

 

O calendário vacinal da rede privada difere da rede pública?

O calendário vacinal da Sociedade Brasileira de Imunizações apresenta algumas diferenças em relação ao Programa Nacional de Imunizações, como o reforço para a meningite a partir de um ano com a vacina ACWY, por exemplo; reforço da vacina para varicela; vacina para pneumonia infantil – Prevenar, que protege contra mais cepas da bactéria causadora da doença; a vacina de pneumonia para idosos, a Pneumovax; e as vacinas acelulares que causam menos reações nos bebês e crianças. Vale destacar o programa de vacinas para adolescentes e mulheres e a vacina para HPV, que conta com proteção para quatro subtipos e se estende à mulheres e inclusive aos meninos.

 

De que forma é possível consultar o calendário de vacinas?

Os clientes podem consultar o calendário de vacinas do Programa Nacional de Imunizações e o calendário de vacinas da Sociedade Brasileira de Imunizações e verificar as vacinas sugeridas para cada faixa etária, além do calendário para mulheres e outros grupos, acessando o blog do site do Mais Saúde. E vejam também mais dicas sobre vacinas e saúde na fanpage no Facebook.

 

DSC_0109

Mais Saúde Centro Médico

Rua Luiz Damaso Santos Lima nº 273

Telefone: 3532 4506

Comentários