Inclusão se conquista com autonomia

28 de agosto de 2015

Apae de Antonio Olinto – Escola Raio de Sol

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos leva a refletir.

Muitas batalhas já vencemos no combate à exclusão e ao preconceito. Hoje, conseguimos avaliar que nossas conquistas foram importantes no processo de construção da autonomia.

“Inclusão” significa fazer parte de um conjunto ou um grupo, estar inserido, integrado em um meio. Incluir, dar autonomia, foram, são e serão sempre motivos de luta por parte das pessoas com deficiência e seus familiares na busca de seus direitos e da ocupação de espaços maiores na sociedade. O Movimento Apaeano tem proporcionado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla várias oportunidades de desenvolverem suas habilidades e talentos. Possibilita também o acesso à informação para que essas pessoas aprendam sobre direitos e responsabilidades.

“Inclusão se Conquista com Autonomia” nos reporta a uma interatividade que inicia em primeiro lugar na família, como base de tudo. Na educação, o processo continua por meio do aprendizado. Na sociedade, se consolida o direito ao respeito e à dignidade, sob o entendimento da diversidade como um valor moral e ético.

O processo da inclusão é histórico e abrangente, não somente na área da deficiência. Se voltarmos no tempo, observamos que a exclusão e o preconceito sempre existiram em larga escala. Portanto, muitos caminhos foram percorridos para que paradigmas fossem derrubados, dando lugar às linguagens da cidadania e da solidariedade.

Já autonomia nos fala da independência e da liberdade com responsabilidade: na escolha dos caminhos; na tomada de decisões e na capacidade de gerir a própria vida. A conquista do “ser” acontece com a superação das dificuldades, com ênfase numa vivência social saudável e produtiva, com vistas à plena realização.

A Apae de Antonio Olinto, Escola Raio de Sol – Modalidade Educação Especial, realiza suas atividades, sempre objetivando a independência e autonomia do aluno.

 

foto-jornal4]

Comentários