AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS

21 de novembro de 2014

INFORME PUBLICITÁRIO – Secretaria Municipal de Esporte e Turismo 2014

810prefeitura

CCP – CENTRO DE CONTROLE POPULACIONAL: Foi dado sequência no processo de licenciamento ambiental para instalação e a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do projeto e da ART da profissional responsável. O projeto encontra-se em fase final de aprovação, com recursos já contemplados na Lei Orçamentária Anual 2015.

RIO CANOAS: Realização de trabalhos conjuntos com a Secretaria Municipal de Obras e de Agricultura com apoio da Associação de moradores da vila Buaski visando permanente monitoramento na limpeza do canal. Apoio do 2º Mutirão de Limpeza do Rio Canoas promovido pelo Supermercado Baratão e comunidade da vila Prohmann.

COSAMAR: Acompanhamento de ações promovidas pela PROVOPAR – Programa do Voluntariado Paranaense, buscando permanente melhoramento e ampliação da coleta seletiva.

– Regularização do termo de cooperação que tem por objetivos melhorar a capacidade de gestão assim como a formalização da atividade dos cooperados com contribuições previdenciárias.

-Recebimento, em forma de doação da ACODEVALE, de mais uma prensa que melhora a eficiência das atividades.

ÁREA INDUSTRIAL: Elaboração do PCA- Plano de Controle Ambiental em parceria com o curso técnico do Colégio São Mateus.

-Projeto de criação das áreas verdes.

-Limpeza, com apoio do DER, da área de trasbordo de entulhos e restos de construção civil, também galhos de podas de árvores, visando a recuperação da área que posteriormente, com apoio da Secretaria Municipal de Obras, foi cercada para evitar novo acúmulo de lixo.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO CEMITÉRIO C. TAQUARAL: Protocolado junto ao IAP cronograma de trabalhos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2015, que irá proporcionar inúmeras melhorias.

PROGRAMA AGENTE AMBIENTAL MIRIM: O Projeto Agente Ambiental Mirim é um projeto sócioambiental desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Colégio Estadual São Mateus (através do Curso Técnico em Meio Ambiente) com apoio Petrobras/Six, e cujo objetivo principal é atuar na formação das crianças em cidadãos responsáveis e comprometidos com as questões ambientais. Tendo como primeira etapa um trabalho no qual os alunos serão treinados para atuarem como monitores nas comunidades, no qual o tema trabalhado será o gerenciamento e disposição de resíduos sólidos.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS “AS BELEZAS HISTÓRICO-CULTURAIS DE SÃO MATEUS DO SUL”, que tem por objetivo estimular a arte fotográfica e a descoberta de novos talentos entre a população de São Mateus do Sul, bem como fomentar a divulgação das belezas históricas-culturais de São Mateus do Sul. Participam alunos da rede do ensino público municipal da cidade, matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo cerca de 500 alunos.

PROJETO PARQUE DA ILHA: Retirada do lixo e de cavalos do local, instalação de cerca e placa de identificação, realização de aulas de campo para reconhecimento do local com os alunos do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio São Mateus, que farão um levantamento das espécies exóticas no local, que posteriormente serão cortadas e substituídas por espécies nativas.

PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO E MELHORIAS NAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA: Reunião de mobilização da comunidade da Água Branca para ampliação e melhorias na rede de abastecimento de água.

-Levantamento topográfico das comunidades de Lageadinho, Rosas/Rio das Pedras B, Turvo de Baixo, Divisa, Dois Irmãos /Tijuco Preto, visando a instalação das redes de abastecimento de água.

-Recursos junto à Funasa na ordem de R$ 7 milhões para obras da Sanepar em São Mateus do Sul para melhorias de infraestrutura, tratamento, captação e rede de distribuição, que têm previsão para se iniciar no primeiro semestre de 2015, sanando assim deficiências no abastecimento de água em varias localidades

15º ENCONTRO ECOLÓGICO, DIAS 22 E 23 DE NOVEMBRO 2014: Participação permanente nas reuniões que visam à organização do evento, no qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará a exposição das fotos do Concurso de Fotografia – Belezas Históricas Culturais de São Mateus do Sul, juntamente com a votação para escolha da melhor foto. Também serão realizadas atividades de educação ambiental, exposição das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e amostras de projetos ambientais do Colégio São Mateus junto com os alunos do curso técnico em Meio Ambiente.

José Ewerling

Secretário Municipal do Meio Ambiente


Ações da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo 2014

810prefeitura1

A Secretaria Municipal de Esportes e Turismo vem apresentar o balanço das atividades do ano de 2014. Queremos ressaltar que o esporte são-mateuense, a partir de uma administração séria, funcionários competentes e com uma grande vontade de trabalhar, está sendo revolucionado, oportunizando a todos uma melhor qualidade de vida.

A cidade de São Mateus do Sul, com a realização de vários eventos, tem recebido milhares de pessoas em nossa cidade proporcionando para as redes hoteleiras, ao comércio lojista, bares, restaurantes/churrascarias/pizzarias, um aumento em seu movimento e consequentemente aumento em sua arrecadação e emprego temporário, que são muito importantes para todos nós. Com relação a gastos nos eventos realizados pela Secretaria, tivemos apenas o trabalho e a dedicação dos funcionários. Os Jogos Abertos e Jogos da Juventude, com relação às inscrições, foram recolhidos no tesouro municipal cerca de R$ 11,9 mil. Com relação aos carnavais realizados no Parque Municipal de Exposições, tivemos uma economia significativa com relação a carnavais anteriores e com muito mais segurança aos foliões.

Agradecemos a Secretaria de Educação, Colégio Souza Castilho e Colégios Estaduais e Escolas Municipais por nos ceder os espaços para receber os atletas, a Secretaria de Saúde por nos fornecer a equipe de enfermagem, a Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura, assim como aos professores e funcionários da secretaria que sempre valorizam o trabalho em equipe os quais fizeram toda a pintura dos ginásios Polacão, Amaral, Bom Jesus, interior do pavilhão do Parque de Exposições, quiosques da Praça do Iguaçu, Chalé do Produtor onde funciona as Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, assim como um agradecimento especial à Policia Militar.

CAMPEONATO ABERTO DE FUTSAL – o campeonato contou com a participação de 19 equipes, teve duração de 2 meses. Com o final do evento as equipes participantes ficaram divididas em 3 divisões.

CAMPEONATO DE FUTEBOL – o campeonato, que teve início em novembro de 2013 contou com a participação de 14 equipes, onde as oito primeiras ficaram classificadas para 1° divisão e as demais na 2° divisão. Sagrou-se campeã a equipe do Costebel, que ganhou o direito de representar São Mateus do Sul no Campeonato da Amsulpar.

6° e 7º RODEIO CRIOULO DE INTEGRAÇÃO – apoio na organização do evento.

CARNAVAL – realizado no Parque de Exposições, foram 4 noites, 2 matinês e 1 tarde da melhor idade. A animação ficou por conta da Banda Canção de Ponta Grossa. A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, cedeu transporte gratuito para população de ida e volta ao Parque de Exposições, evento que reuniu em média mil pessoas por noite.

2° e 5º ETAPA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE MOTOCROSS – apoio na organização do evento, onde se encontram os melhores pilotos de velocross do Paraná, e que se encantam pela estrutura do Parque Municipal e pela cidade de São Mateus do Sul.

JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ FASE MUNICIPAL – competição envolvendo 13 escolas dos municípios em diversas modalidades, onde as equipes vencedoras classificam-se para a fase regional dos jogos.

2º PASSEIO CICLISTICO – Contou com a presença de aproximadamente de cem pessoas entre crianças e adultos.

57° JOGOS ABERTOS DO PARANÁ – realizado em nosso município pela primeira vez na história, contou com a participação de 21 municípios, onde São Mateus sagrou-se campeão nas modalidades de vôlei masculino, futebol masculino e bocha masculino. Ressaltamos a participação da equipe de futsal masculino de Guarapuava que joga a liga nacional, e que acabou sendo campeã em São Mateus.

28° JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ – realizado em nosso município pela primeira vez na história, contou com a participação de 23 municípios, onde São Mateus sagrou-se campeão nas modalidades de futsal feminino e futebol masculino.

2º JOGOS ESCOLARES, PÍA BOM DE BOLA – contou com a participação de 9 municípios da Amsulpar. Na categoria A e B, Masculino e Feminino. A equipe A do Colégio Estadual Duque de Caxias sagrou-se campeão neste evento.

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS – realização do Clube dos Carros Antigos de São Mateus do Sul que contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

2º COPINHA ERVA-MATE DE FUTSAL SUB 8 e 10 – Participaram do evento Escolas Municipais e Escolas Privadas do município. No total foram 11 equipes participantes.

EXPOMATE – conjuntamente com todas as Secretarias trabalhamos no apoio logístico do evento.

Esta ainda em andamento a 2º COPA SÃO MATEUS DO SUL DE FUTSAL CATEGORIAS DE BASE. Com a participação das cidades de Ponta Grossa, Irati, São João do Triunfo, Antonio Olinto, Coritiba Cancun, Canoinhas, União da Vitoria, Bituruna e São Mateus do Sul.

1º CROSS COUNTRY e BOIA CROSS – a ser realizado no dia 22 e 23 de novembro na Praça do Rio Iguaçu, conjuntamente com a 15º Encontro Ecológico.

Já estamos trabalhando para receber, em 2015, os 58º Jogos Abertos do Paraná em nosso município, pois somos uma das poucas prefeituras dos 31 municípios que fazem parte da regional que está com todas as certidões negativas em ordem, além de ter uma estrutura fantástica no que diz respeito a ginásios de esporte e campos de futebol, além do próprio Parque Municipal de Exposições.

Finalmente, agradecemos ao Prefeito Municipal Clóvis Genésio Ledur, pela confiança e o apoio constante nas realizações em todos os eventos em 2014.

Artur Roscoche dos Santos

Secretário de Esporte e Turismo

Comentários