ACIASMS comemora 34 anos

14 de outubro de 2016

Conheça o início desta representativa entidade

 

dsc_0274Foto: jornal ACONTECEU

 

INFORME PUBLICITÁRIO – Às vésperas de comemorar seus 35 anos de existência (2017), buscamos levantar um pouco da história da fundação da nossa querida Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Mateus do Sul (ACIASMS). Nosso primeiro contato foi com o advogado Argos Fayad, cujas preciosas informações passamos a registrar.

A ideia surgiu dentro do Rotary Club São Mateus do Sul, nos idos de 1982, quando Argos foi diretor da Avenida de Serviços à Comunidade, uma das seções internas do Rotary, que, como o nome diz, direciona os serviços que o clube faz em prol da comunidade. Na época, o presidente do Rotary era Lauro Carta, funcionário da Petrobras. A ideia era dar os primeiros passos para a fundação da Associação Comercial. Com este propósito, Argos Fayad, como advogado, Renato Possebon, como comerciante e agricultor, e Edgar Dias Justen, como contabilista, todos membros do Rotary, deram início ao trabalho de convencimento dos comerciantes locais. Eles foram um tanto reticentes quanto à novidade, mas convencidos com a imediata aceitação de comerciantes vindos de fora, já conhecedores dos benefícios que tal entidade traria a todos, e abraçaram e aderiram à nobre causa… foi necessário quebrar paradigmas.

Buscando apoio de associações congêneres, foi promovida palestra, no Hotel Iguaçu, por Hilton Ritz, que, com sucesso, resultou na imediata adesão de 15 empresários presentes. Nascia ali a Associação Comercial e Industrial de São Mateus do Sul (que na fundação não previa a área agrícola, incluída mais tarde pela sua força e representatividade em São Mateus).

Na ordem natural dos acontecimentos e para efeitos de tornar legal a associação, foram designados Argos Fayad como presidente, Renato Possebon como secretário e Edgar Justen como contabilista, para a elaboração do estatuto e seu devido registro nos órgãos competentes. Finalizada a sua elaboração, foi submetido à primeira assembleia geral, ocorrida em 25 de junho de 1982, aprovado em sua íntegra. Três meses depois, em 13 de setembro de 1982, realizava-se nova assembleia geral elegendo-se a primeira diretoria para reger os destinos da associação em seu primeiro biênio, e que ficou assim composta: Presidente: Edgar Dias Justen; 1º Vice-Presidente: Vilmar Flaresso; 2º Vice-Presidente: Orley Kantor; 1º Tesoureiro: Radi Salman Zahoui; 2º Tesoureiro: José de Barros; 1º Secretário: Renato Possebon; 2º Secretário: Fernando Suzuki; Conselho Fiscal: Waldemar Neumann, Valdir Moreira e Nadir Flaresso; Conselho Consultivo: Francisco Duarte Medeiros, Ademar Dias Tavares, Mandel Ezequiel Figueira Santos e Nilo Sérgio Vieira.

Depois de estabelecida a Associação, ela começou a criar corpo com a adesão de mais empresários como sócios, que tomaram consciência da existência da Associação e da sua importância.

Quando foi prefeito de São Mateus do Sul, Argos auxiliou a ACIASMS a adquirir o terreno para a futura sede. No mandato do presidente Yoiti Kato, foi realizada a primeira Expomate, em parceria com a Prefeitura, pois até então não existia uma feira contemplando os ervateiros. Posterior e paulatinamente, incluíram-se os pecuaristas e todas as forças produtivas e representativas do município e região, transformando-se, por fim, na atual Expomate. Outra parceria da ACIASMS com a Prefeitura foi o estudo para revitalização do centro com o planejamento e asfaltamento de diversas ruas centrais.

Hoje, a ACIASMS é um importante órgão representativo da cidade, agregando comerciantes, industriais, agricultores e pecuaristas, que sempre se revelaram valorosos parceiros dos governantes e gestores municipais. Com olhos voltados para o futuro mas com pés no chão, aliada a demais órgãos representativos da sociedade, não mede esforços na defesa de interesses comuns, dentre eles, e um dos mais importantes, é a permanência e manutenção da SIX em nossa cidade, ativa e presente nas diversas ocasiões em que se cogitou possibilidade de seu fechamento.

 

Curiosidades

Como curiosidade, as primeiras mulheres a fazerem parte efetiva da Associação foram Joseli Gelinski como 2ª Vice-Presidente e Roberta Toppel como Diretora Comercial, no biênio 1997-1998.

A diretoria atual, capitaneada pelo empresário Edson Gislon Dacoregio, é incansável na busca e conquista de novos valores, sem se descuidar da preservação e manutenção das tradições regionais.

Lista de presença dos fundadores da Associação Comercial EM 1982:

Argos Fayad, Renato Possebon, João de Barros, Waldemar Neumann, Orlei Kantor, Deraldo Moletta Jr, Clemente Gelinski, Helton Restslaff, Nilo Sérgio Vieira, Armando Volanmick, Vilmar Flaresso, Radi S. Zahoui, Edgar Justen, Fernando Suzuki, João Nogueira Cavalcante, Ademar Tavares, José de Barros, Francisco Medeiros, Mieceslau Muzialak.

 

aciasms-001Atual sede na época da construção (foto: arquivo ACIASMS)

Comentários