Você acredita em Papai Noel? Falha na esterilização cirúrgica

29 de agosto de 2014

Chegou até a clínica uma mulher para realizar o pré-natal. Estava feliz e triste ao mesmo tempo…via um clima apreensivo em seu olhar. Disse que seu esposo já havia realizado a vasectomia e que ela estava grávida.

Aquele esposo não confiava nela e foi até o médico que realizou sua vasectomia e repetiu o espermograma, e para sua surpresa, o número de espermatozóides deu zero e o médico disse uma famosa frase ao seu marido, que tornou sua gravidez um verdadeiro pesadelo: Você acredita em Papai Noel?

Desse dia em diante, ele não ficou mais com ela e, além disso, falou com toda família o quanto a hostilizava, dia e noite. Essa gestante dormia em um porão, vinha no pré-natal completamente abandonada e sempre desabafava comigo sua angústia… e a consulta terminava em prantos.

Um dia, de madrugada, recebi um telefonema de que ela estava com muita hemorragia e pedi a ela que fosse direto para o hospital. Chegando lá, fiz o diagnóstico de descolamento de placenta e a operei imediatamente.

Naquela madrugada, conheci seu esposo e logo percebi que o bebê era fotocópia do pai. Mesmo assim, ele solicitou o DNA, que confirmou ser seu o bebê.

Esse relato acima nos ensina:

1-Nós, como médicos, devemos ter prudência quando afirmamos alguma coisa. Em medicina, não existe as palavras sempre e nunca, tudo pode ser provável.

Tanto na laqueadura como na vasectomia podem haver falhas. Não existe nada 100%, a não ser Deus.

Esses dias, encontrei aquele bebê que já tem alguns anos, e que me abraçou com muita força, como dando muito obrigada pela força. E continua xerox do pai.

2-Também que os cônjuges não tomem nenhuma decisão precipitadamente. Tomem as decisões mais acertadas com muita prudência, pois têm uma família, que é o nosso maior patrimônio em jogo.

Um dia desses, escutei de um esposo: melhor que eu sofra do que toda família pereça. Fiquei pensativa com a tamanha maturidade e logo entendi sua prioridade, que era manter sua família unida, apesar das tempestades.

O amor é maior do que qualquer problema… onde tem amor, o perdão aflora, lembrem-se: Quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

Que o Senhor em sua infinita misericórdia nos ajude a perdoar e ter um amor parecido com o de Jesus por nós.

Lucas 6:37. Não julgueis, e não serão julgados, não condeneis, e não serão condenados.

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários