Uma desconhecida importante

17 de julho de 2015

Estava de plantão numa maternidade em Maringá quando recebi um telefonema do chefe da residência de ginecologia e obstetrícia do hospital universitário. “Cris”, dizia ele do outro lado da linha, “Estou com uma paciente com 28 anos que teve um parto prematuro e o bebê foi a óbito por infecção. A mãe está com infecção também e necessita de uma UTI. Você pode receber a paciente e cuidar dela para mim, pois não temos vaga na UTI daqui”. Como nós tínhamos vaga na UTI, então recebi a paciente.

Não pensei que ela estava tão mal. Estava com uma septicemia (infecção generalizada). Puxa, cuidei dela por 21 dias na UTI.  Eu o plantonista da UTI, teríamos que conseguir combater a infecção para tentarmos  salvar sua vida. Orei muito por essa paciente desconhecida e só Deus sabe quantas noites passei estudando e pedindo a Jesus que a salvasse.

E o tempo foi passando e os dias se alternavam com melhora e piora do quadro. Então o plantonista da UTI me chamou e tivemos que tomar uma decisão: Retirar o útero da paciente.

Foi a única saída para preservar a vida da paciente, pois precisava retirar o foco da infecção, que no caso era seu útero que estava literalmente necrosando.

Fui conversar com a família e expliquei o quadro clínico. Então retiramos o útero. Assim que a paciente foi restabelecendo-se, pude notar a linda e amorosa pessoa que ela era.

Esse parto era de seu primeiro filho. Não foi fácil para mim dizer a ela que eu tinha retirado seu útero, mas para meu alívio, ela ficou extremamente grata e me convidou para ir à sua casa, que era a 150 km de Maringá.

Sinceramente, até hoje não pude lhe fazer essa visita, mas onde quer que ela esteja, estará sempre em minhas recordações, como uma paciente desconhecida, porém muito, mas muito importante para minha vida.

 

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Salmos 37:3

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários