Um vapor a cores

26 de junho de 2015

Republicação de coluna semanal publicada na versão impressa do ACONTECEU entre 2009 e 2011

Para comemorar o aniversário de um ano da coluna Naquele Tempo, desta vez vamos olhar estas interessantes fotos que estavam sendo reservadas para uma ocasião especial. Datadas de outubro de 1950, elas são especiais por serem coloridas, mostrando de forma mais real o tempo em que a navegação ainda estava na nativa.

As imagens são da família Pizzatto, de Curitiba, que era proprietária do vapor Cruzeiro do Sul e possuía uma fazenda em Fluviópolis. Inclusive podemos ver nas fotos o então jovem Dr. Luiz Pedro Pizzato, aos 3 anos e 10 meses de idade. Em uma das fotografias aparece o veículo Dodge da família, que era levado no barco a vapor, em vista da falta de estradas, na época, daqui até a capital. Chama atenção nas fotos o peso que os vapores transportavam. Segundo informações, eles chegavam a levar 160 toneladas de carga.

Enfim, mais uma vez quero agradecer o apoio de todos os colaboradores que forneceram material e informações para a nossa coluna durante este ano, e também, é claro, aos fiéis leitores que nos acompanham. Conhecer e preservar a história: esta é a nossa missão.

575nelson 575nelson1 575nelson2

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários