Um pouco sobre o escotismo

11 de setembro de 2015

*Qual o objetivo do escotismo? 

O escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smith Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que priorizam a honra, baseado na Lei e na Promessa escoteira, e a partir da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem se torne um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. O escotismo chegou ao Brasil em 1910.

*Quem nós somos?

Somos o grupo escoteiro Paul Harris, fundado em 21 de setembro de 1981 com incentivo do Rotary Club. Reunimo-nos aos sábados no Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), das 14h30 às 17h. No escotismo, o jovem aprende fazendo, ou seja, em forma de atividades. Essas atividades têm o foco voltado para o desenvolvimento físico, moral e intelectual do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

No escotismo o jovem adquire conhecimentos de acordo com sua evolução, como, por exemplo, técnicas de campismo, nós e amarras, salvamento, primeiros socorros, regras de segurança, orientação e estudo da natureza.

*O que vamos mostrar nessa coluna?

A princípio, nossa coluna será publicada quinzenalmente no site e na versão impressa do jornal ACONTECEU.

Falaremos sobre o escotismo: atividades realizadas, aventuras, história do movimento, entre muitas outras coisas.

O Grupo Escoteiro Paul Harris convida você a acompanhar nossas publicações e conhecer mais sobre nosso grupo e todo o movimento escoteiro. Até a próxima edição!

Interessados podem ligar para Anderson Nora (presidente do grupo) no número (42) 8814 2308 ou entrar em contato pelo e-mail diretoriageph@gmail.com.

Espaço Escoteiro

colunaescoteira@gmail.com |

Comentários