Será que é gripe H1N1?

29 de abril de 2016

Tem um texto muito bacana de Bruno Pitanga que diz: “Não se preocupe, se ocupe. Ocupe seu tempo, ocupe seu espaço e sua mente. Não se desespere, espere. Espere a poeira baixar e o tempo passar”. Mas em tempo de gripe esse texto não vale, não é mesmo?  Então vamos lá:

Há dois testes, os dois realizados em secreção respiratória. Um é o chamado teste rápido, que costuma ficar pronto em uma hora e detecta a presença de influenza A ou B, sem definir se de fato é o H1N1, e outro que demora em torno de três a cinco dias, por PCR, que define se realmente é a gripe A.

Uma dúvida muito comum entre grávidas diz respeito à vacinação. Afinal, gestante pode tomar vacina? Ou ainda: é recomendável que a gestante seja vacinada contra alguma doença específica? O ideal é que a mulher chegue à gestação com seu calendário de vacinação em dia. O temor gerado pelo assunto relaciona-se ao risco de anomalias fetais e abortos.

A vacina contra a gripe é recomendada uma vez que a gestante se enquadra no grupo de risco no caso de agravamento da doença – junto com idosos e portadores de doenças crônicas. A vacinação contra a gripe diminui a chance de complicação, inclusive de sinusite e pneumonia.

A gestante pode tomar a vacina tranquilamente, sem risco de efeitos colaterais, desde que não tenha alergia a ovo.

Então todas as gestantes estão convocadas a irem tomar a vacina. Desculpe pela pressão. Lembrando do texto de Bruno Pitanga, ele diz também: “Não pressione, impressione. Impressione pela simplicidade, pela humildade e pela elegância”.

Inspire pessoas, inspire talentos, inspire saúde. Não se apavore. Ore.

Deus abençoe a todos nós.

 

E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. Mateus 8:7

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários