Secos e molhados – Parte 2

11 de julho de 2014

Republicação de coluna semanal publicada na versão impressa do jornal ACONTECEU entre 2009 e 2011

Nesta semana, conseguimos mais algumas fotos que ilustram bem o antigo comércio em São Mateus do Sul. Os maiores estabelecimentos realmente eram as antigas vendas, que comercializavam praticamente todos os gêneros de mercadorias, inclusive madeira e erva-mate, em larga escala.

Nesta página, podemos ver o local que servia de residência e, ao mesmo tempo, de sede da firma de Olívio Wolff do Amaral, localizada na esquina das ruas Ewaldo Gaensly com Rodolfo Wolff, na vila Amaral.

Agenor Nascimento também era dono de um desses estabelecimentos, e chegou a ceder um espaço ao senhor Francisco Abreu Santos, que ficou conhecido como “Seu Chiquinho”, para sua primeira tipografia.

Também há a foto desta antiga sapataria (ou melhor, oficina de calçados), com vários funcionários em sua frente. É interessante o valor histórico desta imagem, já que hoje em dia a profissão de sapateiro está praticamente extinta.

Agradecimento a Gabrielle Nascimento Musialak pelas fotos. Aproveito ainda para agradecer a boa receptividade deste espaço e dizer que há muito material para os temas das próximas edições. Aguarde!

Naquele Tempo1Residência de Olívio Wolff do Amaral e sede de sua firma, Olívio Amaral & Filhos

Agenor Nascimento chegando o recebimento de cargas, em fotografia de 1922Agenor Nascimento chegando o recebimento de cargas, em fotografia de 1922

Sapataria, com seus funcionários em frenteSapataria, com seus funcionários em frente

Tipografia do “Seu Chiquinho”Tipografia do “Seu Chiquinho”

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários