Ruy Barbosa na Polônia?

05 de dezembro de 2014

Isso mesmo!

Uma escola foi fundada em 1908, a princípio para meninas com ensino primário, e em 1929 passou a ser uma escola com o programa de 12 anos de ensino.

No ano 1949, foi transformada numa escola secundária. No ano 1958, foi dado o nome de Ruy Barbosa, que a tem como patrono. Em 1994 passou a ser uma escola dedicada à inclusão, na qual iniciaram estudos de jovens com deficiências — a escola então recebeu o título de Líder de Integração.

Com quase cem anos de história, a escola vem se destacando cada vez mais com alunos finalistas em vários cursos, em diversas disciplinas, como informática, matemática, línguas e física.

Liceu Ruy Barbosa é uma escola moderna, onde estudam aproximadamente 800 alunos. A escola mantém contato direto com a Embaixada do Brasil em Varsóvia e com a Sociedade Polono-Brasileira. Esta última tem a sua sede no prédio do Liceu. Frequentemente é visitada pelos representantes da Sociedade Polonesa do Brasil, grupos de deputados brasileiros, diplomatas dos países luso-falantes, homens da literatura, da ciência e da arte e alunos da Escola de Líderes Culturais Polônicos.

No ano de1990, aniversário do Liceu, foi inaugurada uma placa com palavras de Ruy Barbosa: “Felizes, Senhor, esses povos a quem, no extremo desespero, não retirastes a fé. Esses podem renascer das suas cinzas”.

O Liceu recebe muitas visitas. No ano de 2007, foi visitado pelo presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva e esposa. Seguiu-se uma sessão presidida por Aníbal, no decurso da qual alguns alunos do Liceu Ruy Barbosa fizeram uma breve apresentação sobre as razões que os levaram a aprender o português e leram dois poemas dos poetas Fernando Pessoa e do polaco Czeslaw Milosz, ambos com o título “Isto”.

É a única escola pública na Polônia em que alunos podem estudar a língua portuguesa, como língua curricular. Mais de 75 alunos estudam lá o idioma, número esse visto agora em agosto de 2014, na visita em que estivemos com a Escola de Líderes. No Liceu, há a possibilidade de estudarem nela alunos brasileiros, filhos de descendentes poloneses.

Atualmente, a escola oferece aos alunos uma vasta gama de disciplinas curriculares e de atividades extracurriculares, com a opção de workshops e de aulas online.

As aulas sobre o Brasil são direcionadas a história geográfica e política do Brasil, como também folclore, culinária, costumes, religião, enfim, tudo que se refere ao Brasil, desde a sua descoberta. Possui uma biblioteca gigante sobre o Brasil.

 

Everaldo Karpinski Kotrich

eve-ko@hotmail.com |

Comentários