Pães, bolos e doces: as históricas padarias

12 de setembro de 2014

Republicação de coluna semanal publicada no jornal ACONTECEU entre 2009 e 2011

Muitos pães e bolos já encheram a barriga do povo desta cidade. Desde o começo de sua história, São Mateus teve algumas tradicionais panificadoras, daquelas que entregavam o pão em casa, quentinho, bem cedinho. Uma delas foi a padaria Glória, do Sr. Estanislau Budzinski, uma das primeiras de São Mateus do Sul, localizada na rua 21 de Setembro.

Antes de ser dono do estabelecimento, o Sr. Estanislau já fazia pães para empregados de uma estrada de ferro, no começo do século passado. Detalhe: o forno era um buraco no barranco, já que o local de trabalho estava sempre mudando, conforme a construção da linha do trem avançava. Convidado pelo então prefeito de São Mateus do Sul, Evaldo Gaensly, veio trabalhar no município. Depois que faleceu, em 1959, o negócio foi sucedido pelo seu filho, Cíntio, e o estabelecimento passou a se chamar King´s Bar. O jornal ACONTECEU já escreveu uma matéria com ele e seu irmão João, em fevereiro de 2007, e ambos contaram como era o trabalho na padaria, que durava a noite toda, e sobre o relacionamento com o pai. Além de padeiro, Budzinski também foi o primeiro fotógrafo da cidade, e muitas de suas belas fotografias aparecem nesta seção do jornal.

Outra padaria famosa na história do município foi a Victória, de propriedade do Sr. João Jasinski. Além da matriz, teve duas filiais.

533padaria-glória

Padaria Glória. Foto: Estanislau Budzinski. Acervo: João Budzinski

DSC_0491

Imagem atual da residência onde funcionava a padaria

533victória

Padaria Victória, de João Jasinski

533victóriafilial

Filial da Padaria Victória

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários