Os primórdios da exploração de xisto

15 de agosto de 2014

Ao contrário do que muita gente pensa, o Perna de Pau não foi o primeiro a tirar óleo de pedra em São Mateus do Sul

Antes da SIX e do Perna de Pau, São Mateus do Sul já tinha exploração de xisto. Nos anos 1920 estava em funcionamento a primeira usina em nossa cidade, a Santa Cecília, de propriedade de David de Paula e Silva, que ficava em sua Fazenda Pedreira, nas proximidades da vila Verde. A Cia Henrique Lage instalou uma sonda para perfuração no terreno, na tentativa de achar petróleo. Pela primeira vez nosso solo era perfurado.

O livro Boletim dos Municípios, que era uma publicação do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios, do governo do Estado, escrito pelo jornalista Osvaldo Nascimento e publicado em 1953, fala que a Cia Henrique Lage chegou a perfurar 180 metros na tentativa de achar petróleo.

David de Paula e Silva foi o primeiro a explorar o mineral. Na mesma época, Antonio Tápia Sanches instalou um forno na região da vila Palmeirinha para extrair o óleo de xisto também. Sobretudo, Rodolfo Wolff, embora nunca tenha extraído, já sabia da existência do mineral em nossa região. Trecho do livro: “[…] aos nomes de Roberto Angewicz, David de Paula e Silva e Arnoldo Prohmann, devem somar-se, no entanto, os de Rodolfo Wolff, que foi o primeiro cidadão a proclamar em São Mateus do Sul a existência de petróleo, e também Antonio Tápia Sanches, que teve iniciativa semelhante, por essa mesma época. Estes são os legítimos pioneiros do petróleo paranaense, os que iniciaram a jornada de bandeirantismo do petróleo, arrostando dificuldades, incompreensões e até mesmo injustiças, em prol de um grande ideal”.

Na próxima edição, traremos a reportagem da usina de Antonio Tápia Sanches e Roberto Angewicz, o Perna de Pau.

Colaboração: Rui de Paula Stoterau

529CiaHenriqueLage

Mineradora da Cia Henrique Lage nas propriedades de David de Paula e Silva (1920). Foto: Stanislaw Budzinski

529davidepaula

Ao centro da foto, David de Paula e Silva. Ao lado esquerdo, a madame Bibi e seu esposo, engenheiro da Cia Henrique Lage. Foto: Stanislaw Budzinski

529fazendapedreira

Mineração da usina Santa Cecília, a primeira a explorar o mineral

529mina

Momento de inauguração da usina de xisto Santa Cecília, em 1920

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários