Os conjuntos musicais

26 de setembro de 2014

Numa época em que não havia televisão, os moradores de São Mateus do Sul lotavam os clubes para dançar nos tradicionais bailes. Boleros, valsas, tangos e outros ritmos embalavam a vida dos são-mateuenses e ajudavam no início de muitos romances. O primeiro conjunto musical do município foi o Record Jazz Band. Na foto desta edição é possível ver os músicos Homero Sanches, Wenceslau Czap, João Pontaria, José Schein (autor da música do hino são-mateuense), Juca Ford, João Bientines, Arnoldo Fischer e Gonçalves.

Não menos famoso foi o conjunto Guaira, composto por Mario Licheski, Lulo Nadolny, Carlos Biancolini, Vivi Dopler, Lamartine Bastos, Catimba, Eros Budnick e Luiz Renato Amaral.

Outra banda da qual conseguimos uma imagem foi Os Tangarás Jazz Band. Em sua formação estiveram: Jorge Kantor, Guilherme Kantor, Bernardo Wolff, José Pequeno, Flavio Wolff, Wenceslau Czap, Spínola e Heitor Biancolini. Na fotografia, em frente aos integrantes do conjunto, podemos ver a criança Orlei Kantor. O clube estava enfeitado durante algum Carnaval.

Os moradores antigos lembram com saudade desta época, com auge entre os anos 30 e 40, quando os jovens saíam simplesmente para dançar e se divertir.

535banda1

Record Jazz Band, o primeiro conjunto musical da cidade

535banda

Conjunto Guaíra, durante apresentação em um clube

535banda2

Os Tangarás, em um Carnaval

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários