O comércio de antigamente

30 de outubro de 2015

Republicação de coluna semanal publicada originalmente na versão online do ACONTECEU entre 2009 e 2011

Olá, meus amigos! Quanta história tem nossa querida cidade, não é mesmo? Nesta edição da coluna vou mostrar dois estabelecimentos comerciais que existiam por aqui no início do século passado.

Um dos principais da região era o Estabelecimento Commercial da Firma Paulino Vaz & Cia., composta por Bernardo do Amaral Wolff e Paulino Vaz da Silva. O local – fundado em 1890 – comercializava diferentes tipos de mercadorias, como “armarinhos”, ferragens, louças, “secos e molhados” etc. Em um tempo em que não havia comércio especializado, como vemos atualmente, os moradores recorriam a esse tipo de armazém, onde encontravam praticamente tudo o que necessitavam.

A Alfaiataria Elegante, de propriedade de Adolph Grahl, fornecia os mais diversos modelos de ternos aos cavalheiros são-mateuenses da época. Naquele tempo, o terno era um acessório indispensável para os homens, em qualquer ocasião que estivessem. Porém, não havia comércio de peças prontas, como ocorre hoje. Era necessário tirar medidas e encomendar a confecção do traje a um dos seis funcionários da alfaiataria do Sr. Grahl.

Um abraço e até semana que vem!

 

587nelson3

Estabelecimento Commercial da Firma Paulino Vaz & Cia

587nelson1

 

Alfaiataria Elegante

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários