Naufrágio no Iguaçu

25 de setembro de 2015

Republicação de coluna semanal publicada originalmente na versão impressa do ACONTECEU entre 2009 e 2011

As fotos desta semana trazem imagens curiosas. Começando pelo vapor Curityba, aquele da semana passada. Na última coluna, contei que ele havia naufragado. Então, tratei de buscar uma foto muito interessante. Nela, aparece o Curityba coberto pela água.

O naufrágio ocorreu aqui em São Mateus, na localidade de Canoeiro. A história que se conta é que um comandante quis impressionar as pessoas que se encontravam na barranca do rio e acabou causando um estrago bem grande. Os vapores eram embarcações pesadas, então quando o comandante fazia uma virada brusca, o que se via era um movimento arriscado e bonito.

Os antigos tinham um nome para essa virada, o “volteio a cantagalo”. Só que nesta ocasião, o Curityba estava acorrentado a uma chata – embarcação que viajava a reboque. Quando o comandante virou o timão, a corrente que prendia a chata ao vapor fez com que o casco se rompesse. O resultado da brincadeira foi que a embarcação foi tomada por água até que afundou.

A foto dá uma ideia de como o rio Iguaçu era profundo na época. Hoje está assoreado, mas na fotografia é possível notar, pelo barranco, que não era uma época de cheia. Mesmo assim, só se vê a cabine e a chaminé do vapor naufragado. Após alguns meses, o Curityba seria içado, recuperado e voltaria a navegar. Mas não foi um trabalho fácil, pois o incidente gerou muitos danos.

As outras duas fotos trazem a lancha Lira. Naquela época em que os vapores transportavam mercadorias, o transporte de pessoas era feito por lanchas. A Lira aparece em dois momentos. No inicio, uma pequena embarcação transportando homens, mulheres e crianças. Depois, seria reconstruída e adaptada para o transporte de carga – na foto, levando erva-mate.

É interessante observar a falta de preocupação que se tinha com a segurança durante a viagem. As pessoas posam elegantes, os homens com terno e gravata, enquanto não se vê sequer uma boia, ou coletes salva-vidas.

 

583nelson2

Naufrágio do vapor Curityba, na localidade de Canoeiro

583nelson1

Lancha Lira, utilizada para transportar pessoas e mais tarde cargas como erva-mate

583nelson

José Nelson Chaves de Souza

jnelson.souza@gmail.com |

Comentários