Mulher, viver sem violência

11 de março de 2016

Neste Dia Internacional da Mulher, sinceramente não tenho muito o que comemorar.

A violência entre mulheres tem se tornado cada vez mais frequente. Pode ser no relacionamento, dentro de casa ou na rua, e, por conta disso, as mulheres estão cada vez mais vulneráveis a falar sobre o assunto. Em muitos casos, a maioria das mulheres se sente ameaçada pelo próprio companheiro e por isso se calam. Muitas vezes por medo de perder a própria vida.

O que determina a violência contra as mulheres é precisamente a questão cultural do machismo. “Essa ideia de que homens e mulheres não são iguais”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Sei que temos muitas coisas para lutar, para realizar e um mundo a desbravar.

Enquanto houver um fôlego de vida em nós, mulheres, temos que lutar e enfrentar a violência e a desigualdade entre gêneros.

O sistema de proteção à mulher no Brasil está sucateado, o país conta com 374 delegacias da mulher, número que cobre apenas 7% dos municípios.

Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não pedem ajuda. A vergonha e dependência emocional ou financeira do agressor são alguns dos principais motivos para este silêncio.

“As pessoas não sabem os direitos que elas têm. E, às vezes, em muitos casos elas acham que fizeram alguma coisa errada e são merecedoras daquele tratamento desrespeitoso que afeta sua dignidade e a sua honra como mulher e ser humano”, afirma Campos, que também é professora de Direito na PUC-PR.

Leis para acabar com a violência doméstica existem em cerca de dois terços dos países do mundo. No Brasil, a Lei Maria da Penha entrou em vigor em 2006.

Denuncie pelo número 180.

 

Provérbios 8:13 “Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso”

Cristina Veloso Andreacci
CRM 12570 Titulo de especialista em Ginecologia/Obstetrícia Titulo de especialista em Ultrassom Titulo de especialista em Medicina Fetal Competência pela Fetal Medicine Foundation de Londres Cemmefe.com.br Apoio TV Novo tempo Canal 10 local e Sky 14
cemeffe@gmail.com | http://cemmefe.com.br

Comentários